segunda-feira, 9 de junho de 2014

Treino é Treino

Eu me sinto neste momento como uma criança que vai à Disney de quatro em quatro anos. Adoro futebol e estou me preparando para ver todos os jogos da primeira fase. Mas me entristecem as manifestações e, mais ainda, as dificuldades da população nesses últimos dias, gerando um clima tenso no país que não condiz com o clima de início de Mundial, ainda mais jogado aqui.

Esse clima pesado já afeta o desempenho da seleção em campo, como vimos no amistoso no Morumbi e nas declarações dos próprios jogadores.

O desempenho nos jogos será diferente do dos amistosos contra Panamá e Sérvia. Afinal, treino é treino, jogo é jogo. Tenho confiança no Felipão, sei que ele tem o time na mão e está de olho. Mas estou preocupado.

No jogo contra o Panamá, não deu para tirar conclusões porque o adversário era muito fraco. Contra a Sérvia, fiquei apreensivo. Não pelo magro 1 a 0. A Sérvia teve três oportunidades claras de gol por falhas da nossa defesa. Não podemos cometer tantas falhas de posicionamento com dois zagueiros de tanta categoria como Thiago Silva e David Luiz e com o eficiente Luiz Gustavo como cabeça de área de contenção. Mas temos como corrigir, esta é a função dos amistosos.

Atuando no Morumbi, diante de plateia mais arredia, o time todo esteve preso, tenso, contaminado pelo clima ruim hoje no Brasil e numa São Paulo penalizada por greves duras nos transportes. Essa tensão apareceu nos muitos passes errados, incomuns em jogadores desse nível.

Não estou pessimista com a seleção. Esses testes servirão de alerta à comissão técnica. Temos tempo para fazer os ajustes e, principalmente, encontrar a calma necessária para a estreia.

É um momento especial e de muita tensão. A seleção precisa focar no torneio. Manifestação é manifestação, jogo é jogo.

Vai começar o maior espetáculo da Terra.

Um comentário:

  1. Uma pena que o juíz errou tantas vezes neste primeiro jogo. Porque o Brasil teve volume para ganhar mesmo sem aquele pênalti.
    No conjunto da obra, vitória no primeiro jogo é sempre bom. A Croácia teve ao menos mais 2 lances de perigo claro, e isso pode ser doloroso na fase eliminatória.
    Torcer para o Felipão consertar isso nos próximos dois jogos. E continuar fazendo muitos gols para compensar se for preciso.

    ResponderExcluir