segunda-feira, 30 de junho de 2014

Muda Brasil

Nem os erros do juiz nem o mau futebol da seleção foram capazes de quebrar o encanto em torno da Copa. O Brasil se transformou. Compare o momento de hoje ao clima de um mês atrás. A emoção, a vibração, o amor, o espírito de luta sobrepõem-se ao pessimismo e à raiva. No último sábado, a seleção mereceu perder, o povo brasileiro mereceu ganhar, e ganhamos.

Mas e agora? E o futebol? A seleção brasileira está muito mal. Não adianta fingir nem tentar buscar desculpas e justificações. Apesar da garra dos jogadores, estamos jogando muito mal. Como apaixonado pelo futebol, e principalmente pelo trabalho do técnico na estrutura dos times em campo, eu entendo Felipão. Há dois anos ele prepara o time para jogar de uma determinada forma. Que vinha dando razoavelmente certo, mas agora não dá mais.

Vai mudar tudo no meio do torneio, sem tempo para treinar? O risco é muito grande. E se não mexer? Pode até ser que ganhemos a Copa, se Deus seguir demonstrando que é brasileiro.

Mas, Felipão, como você será obrigado a mexer por causa dos cartões amarelos, mexa para valer. Siga a famosa frase de Einstein. "Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes". Aproveite as características dos jogadores e mude, surpreenda. Temos laterais que são alas e, por isso, maus marcadores. Mexa no meio-campo levando isso em consideração. Não pretendo dizer o que fazer, mas gostaria de pedir que faça. Mude.

A blitz e a correria no começo do jogo contra o Chile acabaram com as pernas dos jogadores e nos levaram a um segundo tempo lastimável. Temos mais futebol do que estamos mostrando. Mas precisamos jogar o nosso futebol verdadeiro. Está difícil, mas temos força, amor, garra e futebol. Vamos recuperar a confiança, bater a Colômbia e seguir em direção ao título mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário