segunda-feira, 23 de junho de 2014

É preciso mudar?

Chegamos ao 12º dia da Copa. E que Copa! Jogos emocionantes, bom nível técnico, número alto de gols, surpresas e zebras. E o melhor, um Mundial de orgulhar o Brasil e os brasileiros.

Multidões de turistas do mundo inteiro, mas principalmente da América do Sul, estão encontrando um país tranquilo e um povo alegre e hospitaleiro.

Depois desta Copa, apesar de legítimas queixas, divergências, descontentamentos e tristezas, precisamos olhar o Brasil com mais carinho e mais amor e procurar fazer o máximo para torná-lo melhor para os brasileiros.

No futebol, espero que hoje o Brasil comece a acertar. Confesso que estou mais preocupado agora do que antes de os jogos começarem. Fomos mal contra a Croácia e pior contra o México. Bons adversários, mas só isso.

O Brasil vem tendo problemas causados por nós mesmos. Não temos um time, temos uma linha de zaga, que contra o México foi bem melhor. Temos um ataque claudicante, cada vez mais dependente de Neymar e de alguma genialidade individual. E, entre os dois, um meio de campo que marca mal e não cria. Um time completamente diferente do que venceu a Copa das Confederações e daquele que vinha jogando os últimos amistosos.

É preciso mudar. Mas será que Felipão vai mudar? As opções de mudança sem mudar o esquema não são boas. Trocar Fred por Jô é trocar seis por meia dúzia. Será que ele ousará, com Willian no lugar dos centroavantes, abrindo mão do homem de referência na frente?

Já para o lugar de Paulinho, nem Hernanes, nem Fernandinho, nem Ramires jogam da mesma forma. É preciso mudar, mas será que Felipão vai mudar? Até agora, parece que não.

Antes de tudo, porém, é preciso cuidado com Camarões. Apesar das duas derrotas, os camaroneses são rápidos e habilidosos, com estilo semelhante a Gana. E todos nós vimos o que Gana fez contra a Alemanha. 

2 comentários: