segunda-feira, 2 de junho de 2014

Balizando expectativas

A dez dias da Copa, não posso dizer que esteja entusiasmado com a seleção. Quem acompanha o futebol de perto sabe que não é prudente se entusiasmar muito, principalmente em torneios de altíssimo nível. Dito isto, tenho expectativa muito boa em relação ao nosso time.

Gosto do trabalho do Felipão. É um grande motivador dos jogadores e, fundamentalmente, um grande líder. Existem várias definições de bom líder. A que mais gosto é a que o bom líder é o que consegue tirar o melhor de todos os seus liderados em benefício do coletivo.

Felipão faz isso. Ele conseguirá extrair dos 11 em campo o melhor de cada um para o time. E seus selecionados são praticamente unanimidades nacionais, fato raro num país de 190 milhões de técnicos, o que já de início dá grande apoio ao treinador e à seleção.

Ao longo dos anos, desenvolvi quatro valores que julgo essenciais para o sucesso na vida –humildade; determinação e garra; disciplina e equilíbrio emocional. Felipão guarda todos eles, apesar de às vezes ser acusado de arrogante. Humildade não é voto de pobreza nem submissão. Humildade é saber ouvir e aceitar a opinião dos outros, é ser transparente com as pessoas. Isso aumenta a confiança dos outros em você e transmite segurança e determinação ao time.

Dos três adversários do Brasil na primeira fase, considero a Croácia a melhor equipe. Podemos, porém, ter mais dificuldades contra o México, adversário duríssimo que ganhou as Olimpíadas de 2012 contra um Brasil que já tinha Neymar, Thiago Silva, Marcelo, e Oscar.

Mas concordo com Felipão que o primeiro jogo sempre é o mais difícil. Tenho sentido nele muita segurança. E sua dupla com Parreira inspira confiança.

Portanto, temos bons jogadores, boa comissão técnica, e a Copa é no nosso país. Se começarmos bem, vencendo a Croácia, podemos esperar uma boa trajetória, mesmo numa chave que não é fácil e enfrentando, provavelmente, adversário muito forte nas oitavas.

Pesando tudo, estou esperançoso de que faremos uma boa Copa, dentro e fora de campo. Isso dará alegria muito grande a todos nós brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário