segunda-feira, 30 de julho de 2012

Jogando pelo time

O São Paulo jogou bem melhor ontem. É fato que o Flamengo neste momento está com uma equipe muito fraca, mas mesmo assim o time de Ney Franco mostrou disposição para o jogo. Espero que a partida de ontem possa representar uma nova fase do tricolor, uma fase em que todos lutam, todos jogam para o time e não individualmente.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Jogo para esquecer

São Paulinos a situação está muito ruim, mas não é o momento de perder a cabeça. O jogo de ontem só pode ser classificado como “coisas do futebol.” E por isso que esse esporte é apaixonante. O primeiro tempo, exceção dos primeiros 15 minutos, foi um show de horror do São Paulo, refletido no placar parcial: 4 X 1 para o Atlético Goianiense. Já na segunda etapa, a raça e a superação, bem como as modificações de Ney Franco fizeram a diferença. Mas o efeito perdurou apenas por 25 minutos. Os quarto e quinto gols são-paulinos, que pareciam tão próximos, não vieram.

Não adianta procurar os culpados do jogo de ontem. Temos, porém que encarar a realidade. Já disse em outras oportunidades que o São Paulo tem um elenco desequilibrado e de pouca qualidade. Não me lembro de outros tempos em que o time tenha trocado tantos técnicos como ultimamente. 

Nessa semana conheci Ney Franco pessoalmente. Me pareceu um homem sério, conhecedor de futebol e com enorme comprometimento e vontade de acertar no São Paulo. O problema é que ele chegou há pouco mais de duas semanas e com rodadas no meio e nos finais de semana, não teve oportunidade de fazer ao menos um treino para colocar em prática suas ideias. Em suma: ele pegou um avião que precisa trocar a turbina durante o vôo. 

Também reconheço que faltam jogadores. Mas onde buscá-los? Onde estão jogadores que de fato fariam a diferença no São Paulo? Quantos Juninhos Pernambucanos existem por aí, que com 37 anos, talento, seriedade e aplicação contribui firmemente para colocar o Vasco na liderança do campeonato? Contratar jogadores não é uma tarefa fácil. Existem atletas que estão brilhando em equipes intermediárias e que quando chegam a um time grande, custam a se adaptar. Mesmos craques renomados vindos de grandes clubes, às vezes, demoram a fazer a diferença. É preciso calma. Vamos por a cabeça no lugar e encarar o Flamengo no domingo. 

domingo, 22 de julho de 2012

Mudança de atitude

Hoje, fiquei satisfeito em ver a equipe do São Paulo. Embora a atuação do time tenha ficado abaixo do esperado, é nítido que houve uma mudança de atitude dos jogadores. Além disso, Ney Franco foi bem ao optar pelo 3-5-2, sistema que trouxe mais segurança ao time. A defesa (com João Filipe, Rafael e Rhodolfo) melhorou, porém ainda temos problemas do meio de campo para frente. Mas acho que estamos no caminho. Parabéns Ney Franco e Milton Cruz. Agora é pensarmos no jogo de quarta, uma ótima oportunidade para tentarmos voltar ao G4.  

quinta-feira, 19 de julho de 2012

É preciso acordar

São-paulinos que me seguem no twitter e que se manifestaram sobre a derrota do SP, ontem: também estou frustrado. Ney Franco não era a minha primeira opção de técnico para o São Paulo, mas me parecia um bom nome. Porém, as duas vezes que comandou o time foi muito mal. Ontem, ele errou em tudo: na escalação inicial, na substituição de Osvaldo por Rafinha, na manutenção de Rodrigo Caio para ser expulso no início do segundo tempo (ele foi avisado no intervalo que a chance de expulsão do volante era enorme). Enfim, um mau começo. 

O que fazer agora? Primeiro, no jogo de domingo, Ney Franco tem que dividir suas decisões com Milton Cruz, que além de saber tudo sobre futebol, conhece como ninguém o elenco são-paulino. Se fizer isso, podemos ter alguma chance em Florianópolis. Caso contrário, a possibilidade de amargarmos mais uma derrota é enorme. 

O SP está com um elenco desequilibrado. Temos uma coleção de zagueiros centrais (nenhum de qualidade) e não temos atacantes. Quem colocaremos no lugar do Osvaldo, machucado? O Fernandinho? Será que ele ainda está disponível ou já foi negociado? Ou será que Ney Franco vai querer colocar um dos garotos que já demonstraram estar completamente verdes para atuar no time principal? Infelizmente o momento é ruim.

O diretor de futebol, Adalberto Baptista, precisa decidir qual é o plano para esse ano. Vamos lutar para sermos campeões ou jogaremos para escapar do rebaixamento? Não me agradam profecias negativas. Sou sempre otimista em tudo que faço na vida, mas é preciso acordar: este é um momento grave do nosso querido São Paulo. 

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Clássico?

São-paulinos, que jogo horrível do São Paulo contra o Palmeiras. Sei que é muito cedo para fazer algum juízo de valor, mas a estreia de Ney Franco, definitivamente, não foi boa. O meio de campo escalado para a partida de ontem (Denilson, Casemiro, Cícero e Jadson) já provou que não funciona. Porque, então insistir com ele? Ainda é preciso melhorar muito. E o próximo jogo, na quarta contra o Vasco, provavelmente será muito mais difícil. Vamos esperar e torcer... 

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Boa sorte Ney Franco!

Boa vitória do São Paulo e grande trabalho do Milton Cruz. Ele mostrou o quanto é importante para o time. Agora, entra Ney Franco. Acho que foi uma contratação acertada. Acompanho o trabalho dele desde o Ipatinga. Com a seleção brasileira, fez um grande trabalho no pré-olímpico demonstrando que sabe trabalhar com os jovens. E não é só isso. Me parece que ele é um líder e sabe tirar de cada jogador o melhor de si em benefício de todo o grupo. Boa sorte Ney! Acho que você poderá ser muito feliz no São Paulo.