quinta-feira, 19 de julho de 2012

É preciso acordar

São-paulinos que me seguem no twitter e que se manifestaram sobre a derrota do SP, ontem: também estou frustrado. Ney Franco não era a minha primeira opção de técnico para o São Paulo, mas me parecia um bom nome. Porém, as duas vezes que comandou o time foi muito mal. Ontem, ele errou em tudo: na escalação inicial, na substituição de Osvaldo por Rafinha, na manutenção de Rodrigo Caio para ser expulso no início do segundo tempo (ele foi avisado no intervalo que a chance de expulsão do volante era enorme). Enfim, um mau começo. 

O que fazer agora? Primeiro, no jogo de domingo, Ney Franco tem que dividir suas decisões com Milton Cruz, que além de saber tudo sobre futebol, conhece como ninguém o elenco são-paulino. Se fizer isso, podemos ter alguma chance em Florianópolis. Caso contrário, a possibilidade de amargarmos mais uma derrota é enorme. 

O SP está com um elenco desequilibrado. Temos uma coleção de zagueiros centrais (nenhum de qualidade) e não temos atacantes. Quem colocaremos no lugar do Osvaldo, machucado? O Fernandinho? Será que ele ainda está disponível ou já foi negociado? Ou será que Ney Franco vai querer colocar um dos garotos que já demonstraram estar completamente verdes para atuar no time principal? Infelizmente o momento é ruim.

O diretor de futebol, Adalberto Baptista, precisa decidir qual é o plano para esse ano. Vamos lutar para sermos campeões ou jogaremos para escapar do rebaixamento? Não me agradam profecias negativas. Sou sempre otimista em tudo que faço na vida, mas é preciso acordar: este é um momento grave do nosso querido São Paulo. 

31 comentários:

  1. Sr. Abilio Diniz sabemos qual e o principal problema no nosso tricolor !!!

    Precisamos de alguem com visão uma pessoa vitoriosa que saiba administar pense nisso ...

    grande abraço...
    Alcemir C.F.

    ResponderExcluir
  2. Abilio,

    Não dá para ajudar o sao paulo a contratar que nenhum o Sonda. Ajudem por favor, não quero que nosso time se iguale aos demais. Sempre fomos exemplo do bom e agora seremos exemplo do que não pode ser feito.

    ResponderExcluir
  3. Pq não corre com o cachaçeiro que está de plantao? Dificil, vocês têm o poder nas mãos e ficam fazendo asneiras. COmo rasgar o estatuto do clube e reeleger esse desprovido de humildade na presidência do clube mais vitorioso do Brasil. ELe e todos os que o apoiaram mancharam a honra do SPFC.

    ResponderExcluir
  4. Sr. Abílio Diniz!

    Se o Sr., extremamente capacitado, São Paulino, amante desse esporte, conseguir organizar dentro do SÃO PAULO FC uma CHAPA DE OPOSIÇÃO AO sr. JUVENAL JUVÊNCIO, O SR VAI VIRAR ÍDOLO!!! Terá apoio massiço da NAÇÃO TRICOLOR DE VERDADE!! Não esses COMPRADOS da Independente (que deveria mudar de nome)!!!

    Seus comentários mostram que O SR. VÊ O QUE NÓS VEMOS!!!

    POR FAVOR, FAÇA O QUE NÓS NÃO PODEMOS!!!

    QUEM AMA O SÃO PAULO, LUTA PELA QUEDA DO JUVENAL, QUE, VISIVELMENTE PERDEU O FIO DA MEADA E TÁ LADEIRA ABAIXO!!!

    #FICAFABULOSO #FORAJUVENAL

    Obrigado!

    Luiz Gustavo - TRIMUNDIAL_79

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Sr. Abílio Diniz.

    Com todo o respeito, mas TODOS os torcedores do São Paulo, ou ao menos em sua grande maioria, já sabem que o problema começa no topo, ou seja, a administração de uma diretoria incompetente.

    Incompetente sim, não que desmereçamos toda infra-estrutura que o São Paulo Futebol Clube tenha, mas no que diz respeito ao elenco toda comissão técnica sim. A política de teto salarial seria interessante desde que houvesse alguma exceções, visto que isso é um grande entrave nas negociações de grandes nomes para o nosso querido tricolor.

    O São Paulo tem agido como um time pequeno perante ao nome e prestígio que o mesmo tem (ou tinha), pois até mesmo o departamento de marketing do clube não tem tido grandes idéias para poder melhor faturar com a marca São Paulo Futebol Clube, muito menos conseguir um patrocinador, ao qual este está fazendo uma grande falta para o orçamento do clube.

    E finalizando, não temos um presidente e sim um ditador ao qual mudou o estatuto para se manter por mais um mandato no poder. Mas o que adianta dizer isso? Afinal, cadê a oposição? Cadê os conselheiros deste clube no que diz respeito em beneficiar o São Paulo Futebol Clube e não apenas seus egos e caprichos?

    Infelizmente nosso amado tricolor tem uma doença grave, o CÂNCER (Diretoria) está tomando conta de toda uma história de glórias e pelo visto não há ninguém que tenha peito para curar este mal.

    Rafael.

    ResponderExcluir
  6. Abílio, bom dia

    Concordo com tudo que foi dito aqui. Até tomei a liberdade de republicar seu texto no meu facebook (Marcelo Thomaz). Além de estar com elenco fraco tecnicamente e desequilibrado, a diretoria está metendo o pé pelas mãos. Pessoas do seu quilate, com experiência de gestão, devem sair dos bastidores e assumir uma posição de comando do clube. Chega de amadorismo. só assim o nosso querido tricolor voltará a andar nos trilhos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Você poderia usar sua influência no ramo empresarial e arrumar um patrocinador.
    Com relação ao time, ele é apenas um reflexo da diretoria, ou seja, um bando de perdidos.

    ResponderExcluir
  8. Sr. Abílio Diniz, muito sábias as tuas palavras, o senhor tem muita visão e o mais importante, o senhor tem Atitude. O nosso São Paulo joga como um bando de moleques desordenados, dá até inveja do Corinthians que tem um time muito mas organizado.
    Abraço ...

    Antonio Carlos Feltri

    ResponderExcluir
  9. Libera uma grana ae pra trazer um reforço!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Abílio.

    Concordo com você. Está fazendo muita falta mais veteranos para o time principal. É só comparar com o nosso time tricampeão de alguns anos atrás.

    Havia um equilíbrio entre jogadores jovens e veteranos para decidir. Que hoje não temos.

    De veterano hoje no time titular, temos só o LF9, e este já mostrou que não passa de soldado. Sua liderança é técnica e nada mais que isso. Estamos em falta de jogadores experientes e decisivos.

    Cade o Lúcio? Cade o Kaká? To com saudades mesmo é do Marco Aurélio Cunha.

    ResponderExcluir
  11. Antonio Carlos Fernandes20 de julho de 2012 às 09:39

    Bom dia!
    Sou um fã da sua conduta como empresário e das suas conquistas ao longo dos anos. Inclusive já li o seu livro várias vezes e acho um exemplo de atitude de vida.
    Entretanto, fico perplexo com a sua conduta no caso do São Paulo FC porque contradiz tudo que o senhor afirma em seu livro. Explico-me.
    Antes de tudo, sou corintiano roxo juramentado. Dito isso, sendo o senhor possuidor do patrimônio que tem, sendo tão apaixonado pelo clube como atesta e mostra ser e sendo tão conhecedor de futebol como tenta mostrar no seu blog, meu questionamento é o por que de não assumir o time como presidente, diretor de futebol ou até técnico.
    Como o senhor bem sabe e afirma no seu livro, criticar é muito fácil. Ser pedra é muito fácil. Principalmente quando não se assume nenhuma responsabilidade com o assunto. De fora é uma moleza. Os times dos comentaristas de sofá ou de cativas ganham todas as partidas.
    Difícil mesmo é tomar as rédeas da situação, como o senhor fez com o Pão de Açúcar e assumir todas as responsabilidades.
    O que me parece bem claro, cristalino, é que o São Paulo trocou de técnico 14 vezes nos últimos 11 anos. Passaram pelo clube quase uma centena de atletas diferentes. E o clube continua com problemas. Só um componente do clube não foi alterado nos últimos anos. Não estará aí o problema?
    Às vezes a gente acha que entende muito de futebol. Entretanto, se não vamos assumir o controle do barco, seria melhor calar-se e deixar quem realmente tem coragem de assumir os problemas trabalhar, como fazem os dirigentes de clubes vencedores atualmente, assumindo seu desconhecimento do assunto. A função precípua do dirigente é fornecer as condições de trabalho aos profissionais do futebol para que estes cheguem aos resultados esperados.
    Trabalhar em conjunto com os mesmos, dando opiniões de torcedor é, no mínimo, um contra-senso. Ou, na pior das hipóteses, é querer um bode expiatório para os palpites furados da direção do clube.
    Por isso, com todo respeito que o senhor merece, se é para continuar lavando roupa suja em público, assuma o comando do negócio, porque meter o pau da poltrona acolchoada do seu escritório com ar-condicionado é muito fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo em tudo que foi dito pelo Sr. Antônio.

      Com todo o respeito à sua história, Sr. Abílio Diniz, eu só vejo se proliferar as suas palavras de crítica, de erros dos outros etc etc ...

      E quando virão as suas palavras de atitude, de sugestão e indicar o que deve melhorar (?), é disso que o São Paulo F C está precisando.

      Você é um homem público e sabe disso. Sua voz ecoa e é ouvida. Então faça-se ouvir naquilo que realmente pode melhorar a triste realidade do time hoje, some e não apenas aponte os pontos negativos. Decerto que agindo assim você estará prestando um desserviço a essa instituição tão grandiosa.

      Excluir
  12. Se para alguns times tudo é mais dificil,mais "sofrido", para nós São Paulinos a realidade deve ser diferente, afinal tivemos oportunidade de estudar!
    Vejo parte da Midia colocar que o SPFC precisa de um titulo, quem precisa de um tiltulo é a Ponte Preta, nós precisamos de um camisa 10 e dois zagueiros uruguaios

    Sucesso a todos
    Adolfo
    Aguas de São Pedro - SP

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela coluna!
    Minha admiração por você aumentou, já admirava pela carreira vitoriosa no seu ramo, agora admiro mais ainda por ser o ÚNICO representante do São Paulo com "saco roxo" para falar umas verdades.
    Sei que o senhor pode receber alguma represália por parte da diretoria que não aceita críticas públicas, mas sua voz tem mais poder que a dos torcedores.
    Precisamos de mudanças radicais.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  14. Façam minhas palavras ...

    Renato Lima
    Brasília DF

    ResponderExcluir
  15. sr. Abilio Diniz, agora que suas funções no Grupo Pão de Açúcar são limitadas pois trata-se de um acionista minoritário, por que não lidera uma oposição que o SPFC não tem? O senhor entende muito de gestão - basta ver como reergueu o Pão de Açúcar após a cisão familiar. O senhor entende de futebol - basta ver que montou uma excelente equipe de futebol (antes Pão de Açúcar hoje Audax). É são paulino para valer. Teria condições, pelos seus relacionamentos, de montar uma diretoria profissional. Já percebeu que o problema de nossa equipe, além da diretoria defasada, é um só: FALTA DE PREPARO FÍSICO. Nossos jogadores são tão bons ou melhores do que os de muitos times da de ponta da série A. Os técnicos que passaram são do mesmo nível dos melhores da série A (quem é diferenciado no Brasil?). O problema é que o time não tem pegada porque sempre está atrasado, para desarmar e ser desarmado. Simples como isto! Vamos, enfrente este desafio!

    ResponderExcluir
  16. Se o Sr. Juvenal Juvêncio amasse mesmo o tricolor, daria lugar a outra pessoa: Marco Aurelio Cunha. Será que precisaremos cair para a segunda divisão para ele se tocar que o tempo dele passou. Vá no Youtube e veja o video postado pela Estação Tricolor. Nele, Marcelo Portugal GOuveia diz quando é hora de renovar, e sobre arte de saber ouvir.

    ResponderExcluir
  17. Jeferson - Campos do Jordão20 de julho de 2012 às 12:34

    Sr. Abilio,
    Sua visão sobre o momento em que passamos é perfeita...
    Não seria por menos, afinal o senhor é um exemplo no campo administrativo, estratégico. Contudo gostaria de pedir ao Senhor que rompa suas ligações politicas dentro do clube com a Situação.
    Hoje, o jornalista Perrone publicou em seu blog na Uol que diretores estariam incomodados com sua opinião publica sobre o atual momento do nosso Tricolor.Visto isso, que tal aproveitarmos o momento e encabeçados pelo Senhor não façamos uma campanha via Internet para que a atual gestão do clube mude! Nem digno na saída do atual Presidente ou coisa parecida, digo no modo de agir, na tomada de decisão.
    Talvez seja o momento do Conselho no qual o senhor faz parte tomar maiores atitudes, coordenar, supervisionar o trabalho do Sr.Juvenal Juvencio. Enfim, isso sera motivos de atrito, mas no atual momento senão partirmos para encontros, para "lutas" e tomarmos medidas mais enérgicas o nosso Tricolor afundará em ruínas!

    Precisamos de torcedores influentes como o senhor para que o nosso time saia dessa situação de declínio.

    ResponderExcluir
  18. Volta Lugano pelo amor de DEUS
    Falta um volante de verdade
    Falta um camisa 10 que honre a camisa
    Principalmente falta um Presidente.

    FORA JUVENAl !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Concordo com o Sr , e como os amigos acima gostaria de ver o Sr.emprestando experiencia ao nosso querido time .

    ResponderExcluir
  20. porque será taõ dificil para os imbecis que dirigem o São Paulo enxergar coisas tão obvias?Alguem de respeito precisa se manifestar por tanta incompentencia , Parabens pelo comentario

    ResponderExcluir
  21. Excelente coluna Abílio!!!

    O Milton Cruz colocou o time no 3-5-2 e funcionou. Douglas e Cortêz não são laterais, são ALAS, praticamente só sabem atacar. No 4-4-2 um deles sempre tem que ficar pra marcar e vimos q isso não dá certo, o gol do Vasco foi falha do Cortêz.

    Fernandinho já foi (graças à Deus). A janela do exterior fecha hoje e não fechamos com ninguém.

    Maicon, Cícero e Jadson não deram certo, a torcida pegando no pé do Fabuloso. Se ele resolver sair, ficaremos com quem no ataque? Ademilson e Willian José.....meu Deus!!

    Vai ser uma caminhada e longa, só pelos deuses do futebol mesmo.

    Abraço

    Daniel Bracale

    ResponderExcluir
  22. Excelente Comentario:

    Excelente coluna Abílio!!!

    O Milton Cruz colocou o time no 3-5-2 e funcionou. Douglas e Cortêz não são laterais, são ALAS, praticamente só sabem atacar. No 4-4-2 um deles sempre tem que ficar pra marcar e vimos q isso não dá certo, o gol do Vasco foi falha do Cortêz.

    Fernandinho já foi (graças à Deus). A janela do exterior fecha hoje e não fechamos com ninguém.

    Maicon, Cícero e Jadson não deram certo, a torcida pegando no pé do Fabuloso. Se ele resolver sair, ficaremos com quem no ataque? Ademilson e Willian José.....meu Deus!!

    Vai ser uma caminhada e longa, só pelos deuses do futebol mesmo.

    Abraço

    Daniel Bracale

    --------------------------------------------

    Vou resumir os ultimos anos do São Paulo:

    2003: começo de ano sp no 442, fazia 3 gols tomava 4, Rojas assumiu colocou o 3 5 2, embalamos chegamos a libertadores depois de 12 anos..

    2004: Cuca manteve o esquema ( 3 5 2 ), e ganhou jogadores de qualidade, o time melhorou, foi semi-finalista

    2005: Leao assumu manteve o esquema, devido o time ser muito regular, saimos da fila ganhamos o paulista e a libertadores e mundial.

    2006: execelente time, finalista de libertadores, campeao brasileiro Esquema: 3-5-2

    2007: Muricy tenta implementar o 4 4 2, depois de resultados ruim volta para o 3-5-2 fomos campeoes

    2008: Muricy tenta implementar o 4 4 2, depois de resultados ruim volta para o 3-5-2 fomos campeoes

    2009: Idem 2008, mas não voltamos ao 3-5-2, nenhum titulo

    2010: Idem 2009, mas não voltamos ao 3-5-2, nenhum titulo



    2011: Idem 2010, mas não voltamos ao 3-5-2, nenhum titulo

    2012: Idem 2010, voltamos ao 3-5-2 com milton cruz, um novo tecnico assume, nao entende a situação do time e voltar a ter os mesmo erros do tecnico anterior (Leão ).


    Ou Seja 4-4-2 é legal para o São Paulo,é preciso de tempo para acertar e o sao paulo devido a pressão nao da tempo pra ninguem, a solução melhor, é o 3 - 5 - 2 e voltaremos ter aquele time de pegada, com futebol basico e campeao!

    ResponderExcluir
  23. Senhor Abilio, já que o senhor é sãopaulino ilustre e suas opiniões tem peso, por favor: peça para o Juvenal Juvêncio liberar a vaga de presidente da instituição.

    ResponderExcluir
  24. Disse todo Sr. Abílio...o Ney Franco comprou a idéia que só vem craque de Cotia e quer manter a fama de ser bom pra trabalhar com jovens promessas...tá errado, sem um time equilibrado não dá pra lançar jovens...e outra coisa porque mudar o 3-5-2 do Milton que deu certo pelo 4-3-2-1 horrível do Leão??? abs

    ResponderExcluir
  25. Sr. Diniz, faça o favor de não atrapalhar. Graças ao seu protegido Emerson Leão o time do São Paulo é esta bagunça que é: 8 meses jogados no lixo. Agora Ney Franco terá de montar uma equipe em pleno campeonato, desfalcada do maior talento a surgir no Morumbi desde Kaká, e com jogos quarta-domingo, quarta-domingo, ou seja, sem possibilidade de treinamento.

    Milton Cruz não é técnico. Da próxima vez em que for jantar com o Juvenal, tenha a dignidade de reconhecer que Emerson Leão foi a pior ideia dos últimos tempos e que as centenas de vitórias contra times inexpressivos do Paulistinha foram altamente enganosas e extremamente pérfidas.

    Se quiser fazer algo pelo São Paulo, por favor, invista alguns milhões da sua querida empresa no clube e traga jogadores para poder cornetar com propriedade. Do contrário, saiba que uma opinião comum de torcedor, como a manifestada neste post, não é uma opinião comum de torcedor, haja vista sua posição, influência e proximidade com a diretoria são-paulina.

    Infelizmente a opinião mais sensata aqui foi a de um corintiano.

    Saudações cordiais de um são paulino.

    ResponderExcluir
  26. parabens diniz sua opiniao e muito forte e pode mudar tudo isso.DINIZ JA QUE TEM MAIS TEMPO LIVRE AGORA PQ NAO COLOCAR ESSA CABEÇA MAGUINIFICA AFAVOR DESSA NOSSA PAIXAO SPFC, PENSE NISSO PRINCIPALMENTE NA PRESIDENCIA , VALEU TUDO DE BOM!PS: SOU SOBRINHO DO SABINO(GUARULHOS) E TB GOLEIRO!

    ResponderExcluir
  27. Sr. Abílio,

    Se és mesmo São Paulino, porque não patrocina o clube? Dinheiro pra isso o Sr. tem e valorizaria sua marca.

    Vc que é uma pessoa influente no meio da diretoria, precisa avisar o Juvenal que ele está afundando o clube, que precisamos de jogadores de qualidade, que ele precisa rever a política do "TETO" salarial, pois nenhum craque quer jogar no SP para receber "apenas" esse teto salarial.

    ResponderExcluir
  28. Faço minhas as palavras do são paulino acima.

    Sr. Abílio Diniz,
    Muito mal seus comentários e pessimismo. Precisamos dar apoio ao recém chegado técnico, sério e competente, que está tentando arrumar uma bagunça no meio da temporada (bagunça deixada pelo seu querido Leão).

    São posturas como estas do sr é que fazem do meu querido tricolor um time de uma torcida medíocre! Este clube não merece a torcida que tem, e comentários como este do sr são o símbolo disto! Não me admira muitos falsos torcedores apoiando estas suas palavras, são todos torcedores de final de campeonato.

    São de pessoas com este perfil que esta diretoria atual está cheia. Não se pode esquecer que quando se fala "fora Juvenal" refere-se a mudança de postura de uma diretoria inteira, a qual o sr Diniz faz parte como conselheiro e pessoa influente.

    Faça o favor, não atrapalha, sr Diniz!

    ResponderExcluir
  29. Sr. Abílio Diniz, sou tricolor desde 8 anos de idade, hoje tenho 44, meu avo também tricolor desde o SP da Floresta. Na minha opinião o problema e mais grave, entendo que esta na excencia, na gestão. E hora de mudar, o time nao vai bem por culpa do Juvenal, JPJesus, A. Batista, alias seria muito se o Sr assumisse a Presidência. Pense nisso, abs. Ailton Ferreira / Valinhos/SP

    ResponderExcluir
  30. Li todos comentários, inclusive de torcedores rivais, tbm acho que é muito facil criticar o A.Diniz pelo texto, cobrando dele a mesma postura profissional para com o SPFC, cobrando jogador, patrocinio, bla bla bla.

    Eu quero aplaudir o A.Diniz pela coragem que teve, pois alem de tudo, tem a questao POLITICA com o JJ e com os outros cartolas.

    Não é facil falar algo na posição que tem.

    Leiam e entendam oque o PERRONE diz, como é dificil "a politicagem":
    http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2012/07/abilio-diniz-ignora-queixas-de-cartolas-e-ja-critica-ney-franco/

    O JJ...
    - Acabou com a oposição.
    - Mandou M.Aurelio Cunha embora
    - Demitiu Moraci Sant’Anna apos 2 decadas no SP
    - Mudou estatudo e esta no comando por ação judicial
    - Centralizou o poder

    triste é ver as ovelhas quietinhas...mansinhas.....

    ResponderExcluir