São-paulinos, ontem, o São Paulo fez uma bonita exibição. Pelo lado da coreografia, a partida foi muito interessante de se ver. Mas se analisarmos sob a ótica da eficiência, o resultado diz tudo: o empate sem gols mostra que o atual esquema tático do São Paulo é eficiente contra times que jogam de igual para igual, porém, ainda temos enormes dificuldades para enfrentar retrancas bem armadas.
Mas, mesmo assim, este ano foi positivo, pois já estamos classificados para a Libertadores, feito que não conseguíamos há dois anos, e estamos na final da Sulamericana - desde 2006 não disputávamos uma final.
O jogo de ontem serviu para eu pensar uma coisa: como será o futuro do São Paulo sem Lucas? Ele não é apenas um grande jogador. Lucas vale não só pelo o que faz, mas, principalmente, pelo que intimida e requer atenção dos adversários. Por exemplo, se no jogo de ontem o juiz fosse no mínimo razoável, os chilenos teriam tido um ou dois jogadores expulsos. Sei que temos motivos para comemorar, mas temos que ficar atentos com 2013.