terça-feira, 8 de julho de 2014

Mensagem a Felipão

Felipão, os brasileiros não mereciam sofrer esta derrota e nem passar esta vergonha. Temos futebol para jogar de igual para igual com a Alemanha e não precisávamos passar esta humilhação. Ganhar ou perder faz parte do futebol e de todos os esportes, mas não podíamos perder desta forma. A Alemanha jogou muito, mas fomos derrotados desta forma em virtude de nossos próprios erros.  

Começamos a Copa jogando mal contra a Croácia e continuamos jogando mal. Fomos passando na base da superação mas sempre no sufoco. A estrutura do time estava errada, entre a defesa e o ataque existia um enorme vazio. Não tínhamos nenhum jogador em condição para fazer o papel de um centroavante típico. O time brasileiro era totalmente previsível e por isso facilmente dominado, até por adversários inferiores. Era preciso mudar, tentar alguma coisa diferente que pudesse trazer a chance de melhoria. 

Nesta Copa, os conhecedores do futebol tiveram oportunidade de observar os mais diferentes esquemas táticos entre as diversas seleções participantes. Estou seguro em dizer que temos jogadores capazes de render mais, se o time fosse armado de outra forma. 

Em minha coluna na Folha de São Paulo já vinha apontando os erros da seleção e pedindo fortemente por mudanças. Mencionei que nossos laterais por suas características, poderiam ser melhor aproveitados como alas e ajudar mais firmemente no ataque. Mas para isso era preciso mudar a forma de jogar. Era preciso colocar um homem a mais na zaga ou no meio campo. Isso poderia ser feito facilmente, abrindo mão de um centroavante fixo e isto ficava mais claro ainda devido à má fase dos nossos jogadores dessa posição. 

Na minha coluna reconheci que era difícil mudar no meio da Copa um esquema tático implantado há mais de dois anos. Era perigoso sim, mas apesar de perigoso, era absolutamente necessário. Felipão, assisti à sua entrevista após a partida. Você reconheceu que errou tentando fazer o melhor, mas isso não foi suficiente. Você não disse como e onde errou. É preciso analisar os erros, não para identificar os culpados, mas para nunca mais repeti-los. Se tivermos que cometer erros, que sejam só erros novos. 

Felipão, você errou novamente ao dizer que não se arrepende do time que escalou. Isso é desolador. Você errou também, respondendo à uma pergunta, ao afirmar que o esquema tático do nosso time estava à altura das melhores seleções mundiais. Não adianta agora pedir desculpas ao povo brasileiro. Isso não é suficiente para apagar a imensa tristeza e frustração dos brasileiros. Você não mudou e o resultado foi este. Quando você anunciou Bernard no lugar de Neymar ficou claro que, para você, estava bom como estava. Você aceitava a ineficiência e a mediocridade do time porque não queria mudar. Felipão, mudar significa flexibilidade. 

Reconhecer erros e mudar é demonstração de grandeza e de humildade. Felipão, você ainda tem muito pela frente. Espero que reflita sobre o que aconteceu neste 8 de julho. Pense com atenção na imensa dor, tristeza e frustração que causou a todos os brasileiros.


17 comentários:

  1. Reconhecer erros e mudar e demonstracao de grandeza e humildade!! Falou tudo Abilio.

    ResponderExcluir
  2. Amo seus comentários e sua visão do mundo.Peço a Deus que se houverem outras vidas me conceda o privilégio de nascer fazendo parte da sua vida.

    ResponderExcluir
  3. "O Brasil vai perder"... Eu já havia escrito isso em outro post, muito antes do jogo acontecer (meu face no dia 06/07)... Não foi um palpite de sorte, porem, eu afirmei que iria perder não porque é inferior a Alemanha, mas porque somos um país e principalmente um técnico prepotente (no que diz respeito a futebol)!!! Técnicos inteligentes montam suas equipes de acordo com o jogo e com o adversário... Eu faço essa análise, observando os grandes líderes, porque liderar uma grande equipe com excelentes jogadores é mais fácil, porem, em um grau de igualdade, tem que ser humilde, tem que ser inteligente, não pode ser soberbo e nem arrogante, tem que observar o time adversário, tem que conhecer suas qualidades e principalmente, suas falhas... A seleção deveria preencher mais o meio de campo, ou a defesa, não deveria jamais entrar com o Hulk e o Bernard logo no inicio da partida, porque não está enfrentando um time fraco, e sim, uma potencia do futebol mundial... A seleção Alemã é a seleção que mais acerta passes nessa copa, é uma eximia marcadora e sabe muito bem se armar para jogar no contra ataque... Porem, a arrogância brasileira impede de abrir os olhos e ver que não deveria ter entrado no 4-3-3...
    Em uma comparação muito tola, eu gosto de lembrar de líderes empresariais como em 1980, onde Bill Gates licenciou o sistema MS/DOS à IBM. A empresa, por sua vez, cedeu o controle da licença para os PCs que não eram fabricados por ela. Foi o início do sucesso da Microsoft e dos problemas da IBM, Bill aproveitou a falha da empresa IBM para conseguir alavancar a sua própria.
    Na década de 70, o gigante japonês Matsushita desenvolveu o vídeo VHS e licenciou sua tecnologia. A Sony desenvolveu um sistema bastante superior, o Betamax, mas não o licenciou. Resultado: o sistema da Sony não emplacou e o VHS tornou-se um padrão mundial...
    E existem muito mais exemplos que poderíamos citar aqui, mas, a questão é que tudo depende do líder, tudo depende da pessoa responsável por montar estrategicamente o grupo para conquistar o objetivo, o grande líder falhou, falhou porque não teve humildade em se reciclar, aprimorar seus próprios conhecimentos, entender novas táticas e esquemas...

    ResponderExcluir
  4. Lamentável, os técnicos brasileiros precisam se atualizar! Passar um ano na europa aprendendo novas idéias táticas!

    ResponderExcluir
  5. Isso representa mais que um simples jogo! Representa a vitória da competência sobre a malandragem! Serve de exemplo para gerações de crianças que saberão que pra vencer na vida tem-se que ralar, treinar, estudar! Acabar com essa história de jeitinho malandro do brasileiro, que ganha jogo com seu gingado, ganha dinheiro sem ser suado, vira presidente sem ter estudado! O grande legado desta copa é o exemplo para gerações do futuro! Que um país é feito por uma população honesta, trabalhadora, e não por uma população transformada em parasita por um governo que nos ensina a receber o alimento na boca e não a lutar para obtê-lo! A Alemanha ganha com maestria e merecimento! Que nos sirva de lição! Pátria amada Brasil tem que ser amada todos os dias, no nosso trabalho, no nosso estudo, na nossa honestidade! Amar a pátria em um jogo de futebol e no outro dia roubar o país num ato de corrupção, seja ele qual for, furando uma fila, sonegando impostos, matando, roubando! Que amor à pátria é este! Já chega!!! O Brasil cansou de ser traído por seu próprio povo! Que sirva de lição para que nos agigantemos para construirmos um país melhor! Educar nossos filhos pra uma geração de vergonha! Uma verdadeira nação que se orgulha de seu povo, e não só de seu futebol!!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Acredito que se tivessem colocado jogadores como ronaldinho gaucho e robinho talvez seria mais facil ate porque somente o neymar nao faz a diferenca e outra coisa precisa avaliar o adversario antes...e isso ...charles s.p

    ResponderExcluir
  7. Nessa cúpula, governo incluído, ninguém nunca reconhece erros. Sempre têm uma desculpa. Para mim o resultado era esperado. Questão de tempo.

    ResponderExcluir
  8. Sr. Abílio, respondo essa carta como seu grande admirador e orgulhoso por ser acionista da Cia que o Sr. é Presidente do Conselho.
    A nossa seleção, ao contrário da seleção alemã, é fragmentada, ou seja, cada jogador joga em um canto do mundo. Na seleção alemã a maioria dos jogadores jogam juntos nos seus clubes, o que gera uma grande 'sinergia' entre os membros da equipe, sinergia essa que não se conseguiria efetivar em 8 ou 9 jogos jogando juntos em qualquer seleção do mundo.
    Nossa seleção jogou muito bem na Copa das Confederações, com essa mesma base, mas infelizmente, assim como em todo time de futebol, tem suas fases boas e ruins.
    Outro motivo foi a ausência de 2 grandes nomes do time, o Neymar e especialmente o Thiago Silva, que pesam muito, ainda mais contra a Alemanha...Comparo essas ausências como se a BRF tivesse que enfrentar um ano desafiador sem poder produzir e vender Sadia.
    Por esses e outros motivos não me parece justo colocar a culpa toda no Felipão, que embora tenha feito sutilmente devido a complexidade do jogo, até tentou algumas mudanças no time.
    Emfim, mesmo com todos esses desafios ainda estamos entre as 4 seleções mais fortes do mundo, e, como bom perdedor, cabe ao povo brasileiro aprender com a humildade, o detalhismo, organização, e todas as outras coisas mais que a cultura alemã tem e a nossa não.

    Um abraço forte.
    William Ramos.

    ResponderExcluir
  9. PERFEITO..... Teimoso, mal educado, arrogante, antipático, senhor da verdade, grosseiro e CEGO....Ainda bem que acabou. Se não for "demitido" se tiver vergonha, pedirá demissão. Ou melhor todos deveriam pedir demissão inclusive a cúpula da CBF. VERGONHA AO POVO BRASILEIRO.No entanto, a vida continua!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Resultado pior que aquele que Portugal teve.
    Argílio Dinis Varandas

    ResponderExcluir
  11. Otimo, posto Abilio, fica sempre a maxima "tudo aquilo que for dito apos uma oportunidade de fazer e não faze-la, será "Desculpa" por outro lado toda tentativa de correr riscos e fazer, será sempre "Justificativa"

    ResponderExcluir
  12. Perfeita colocação. Espero que ele leia o seu texto. Ele e todos os que teimam, por orgulho, em não levar em conta as opiniões e as críticas construtivas.

    Roberto

    ResponderExcluir
  13. falou tudo e mais alguma coisa!!! perfeito!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Concordo com tudo que foi dito. Felipão e parreira em nenhum momento sequer reconhecem que erraram na escalação e no esquema tático. É uma vergonha o esforço da equipe técnica justificando seus erros com um montanha de números e estatisticas como se nada tivesse saído errado, como se a seleção brasileira não estivesse sofrendo pra ganhar de equipes fracas e com baixa tradição no futebol.

    ResponderExcluir