domingo, 18 de dezembro de 2011

Há muito que aprender com o Barcelona

Antes de falarmos sobre a aula de futebol dada pelo Barcelona, quero falar de Neymar. Não do seu futebol, que todos conhecem e que hoje não apareceu. Quero falar de suas palavras sensatas na entrevista que deu ao final do jogo. Neymar que Deus te proteja e que você conserve sua humildade. Tenho certeza de que você será além do melhor jogador do mundo, um grande homem e uma figura humana sempre admirada.

Vamos ao jogo: é claro que o Barcelona tem jogadores excepcionais, sensacionais. Jogam juntos há muito tempo e por isso mostram uma serie de jogadas não ensaiadas, mas aprendidas de tanto serem repetidas com sucesso. Mas o que mais me impressionou no Barcelona foi o seu esquema de jogo. Será que os técnicos brasileiros viram a partida? Será que procuraram aprender com ela, ou a viram com soberba de quem sabe tudo? Não vamos falar de Messi, Iniesta, Fabregas ou Xavi; vamos falar do pouco falado Abidal. Será que os técnicos viram Abidal ora jogando de zagueiro quando assim era exigido, ora como ala e muitas vezes como volante avançado? Abidal nunca foi visto avançando ao mesmo tempo em que Daniel Alves ou Puyol; nessas horas era simplesmente um quarto zagueiro.

Será que os nossos técnicos repararam nas múltiplas alternativas de saída de bola do time catalão? Será que repararam que neste time ninguém joga por musica ou "de ouvido"? No Barcelona, todos seguem a partitura; todos sabem muito bem o que fazer. A equipe espanhola não tem apenas grandes craques, mas tem também organização. Não sou partidário dos que dizem que técnico não ganha jogo; se não ganha, pelo menos perde e perde feio. Sei que todos os técnicos que lerem estes comentários irão dizer que não entendo de futebol e que eu deveria me restringir a falar de negócios, empresas e supermercados. Inclusive os do meu querido São Paulo e também o meu amigo Muricy. Mesmo assim lhes falo com carinho: arrumem o DVD do jogo de hoje e se quiserem vamos conversar sobre o assunto, numa boa. Um abraço a todos, inclusive aos santistas, começando pelo meu caro presidente Luiz Alvaro.

7 comentários:

  1. Boa tarde Sr. Abílio Diniz, estou contente em saber que um empresário do seu gabarito tem um bom gosto de ser um São Paulino nato. Lendo o seu artigo,foram bem as suas colocações.Eu posso lhe dizer, mesmo que o seu entendimento não seja tão profundo em futebol e se o senhor fosse técnico por um dia, percebemos pela sua boa visão que teria mais resultados do que alguns técnicos profissionais no mercado e que esse jogo Barcelona x Santos sirva de lição para os nossos times brasileiros e até mesmo a seleção Brasileira e acreditar que só a camisa ganha jogo estão muito enganados, hoje é preciso planejar e organizar para ter sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Caro Abilio,
    Muito bom seu comentário sobre o Neymar. Hoje torço por ele.
    Faço-lhe uma pergunta: Será que o nítido apoio psicológico ao Neymar está faltando - e muito - ao Ganso? Chega a ser nojento quando este jogador (Ganso) faz declarações.
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Por ser admirador do seu trabalho frente ao seu grupo empresarial (único grupo brasileiro do setor a concorrer com os grandes capitais multinacionais, pelo menos em um primeiro momento) arrisco-me a apostar no seu bom senso como um diferenciador de peso para qualquer assunto. Veja bem! Técnico de Futebol é a primeira profissão de alguns e a segunda profissão do resto, pelo menos, dos homens brasileiros. Rsrsrsrsss..
    O que os difere é, justamente, sua capacidade de observação, conhecimento, segurança e "Bom Senso". Então, o Senhor poderá discutir esse assunto com qualquer técnico de ponta (qualquer que seja a ponta) no Brasil.
    Um "Work Shop" nesse sentido, capitaneado pelo Senhor e com convidados do porte de Muricy, Zagalo, Leão, Luxemburgo, Dunga, etc., acompanhados de nomes internacionais como José Mourinho, Josep Guardiola, e outros do futebol europeu, pode trazer resultados positivos ao nosso futebol, além de demonstrar humildade!!!
    O técnico espanhol, surpreso com a reação dos brasileiros ao resultado do jogo contra o Santos, indagou:- "Mas foram vocês que inventaram isso! Movimentação constante, posse de bola no campo do adversário o maior tempo possível, execução perfeita dos fundamentos, velocidade e conclusões, precisas e bonitas! E completa o espanhol:- “O que ocorre que vocês passaram a praticar um outro futebol e nós, procuramos nos encaixar na vaga deixada. E ao que parece, tudo deu mesmo...”
    Sr. Abílio Diniz , o Sr. Sabe quando as coisas podem dar certo, tem feeling para isso.
    Como aquela que quando eu era apenas um menino, na DKW –WEMAG do meu pai, acompanhado do meu irmão gêmeo, mina irmã mais nova e minha mãe, agradecíamos aquele senhor que com tanta simpatia levava a bandeja até a porta do carro. Os filhos daquele homem eram, então, meninos, também. Se não me engano, essa cena repetiu-se por muito tempo aos sábados de manhã na Av.Brigadeiro Luiz Antonio em “ SAMPA”. O local e o motivo de tantos sorrisos? Lá era a Doceria Pão de Açúcar...
    Abs
    Carlos!!!

    Meu e-mail é kikfuf@uol.com.br, do resto não entendo...

    ResponderExcluir
  4. Sr. Abilio Diniz,
    Meus cumprimentos.


    Parabéns pelas suas colocações. Não precisa ser técnico de futebol, para observar quando o time está jogando bem ou não. Adorei o jogo Barcelona x Santos, e acredito que os resultados irão servir de aprimoramento e desenvolvimento profissional tanto para o Técnico como para os jogadores. Na minha opinião o Barcelona é um time sensacional, vale a pena parar tudo e assistir o jogo, aliás digo Espetáculo.
    Sucesso para o senhor.
    Janete - Corinthiana

    ResponderExcluir
  5. DR.ABILIO TOCOU NO PONTO.NOS ACOMODAMOS COM O SUCESSO DO PASSADO E DEIXAMOS DE OBSERVAR O QUE TEM DE BOM NA NOSSA CASA. NESSE JOGO ASSIM EM TANTOS OUTROS FALTOU SENSIBILIDADE NA CONDUÇÃO DA NOSSA EQUIPE. TALVEZ CHEGOU A HORA DOS NOSSOS TECNICOS RASGAR A CORTINA, ENFIAR A CABEÇA PELA JANELA E VER QUE O MUNDO É MUITO MAIOR DO QUE ELES PENSAM.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Abílio.
    Belo texto, mas, acredito que o Neymar tem muito o que aprender. A primeira, é que futebol é um esporte de "equipe" deve ser bem complicado entender este conceito para ele.
    Segundo, Humildade, não é nem um pouco humilde, suas declarações foram corretas, como de qualquer criança que leva umas boas palmadas dos pais, ele não é nem um pouco humilde, muito pelo contrário, é uma criança desorientada e sem limites.
    Terceiro, ele é um jogador de futebol e não um especialista em Saltos Ornamentais, deveria pensar que futebol se joge em pé e não deitado, esparramado e muito menos com suas encenações baratas, se pretende fazer carreira artística, deve se preparar para o futebol.
    Futebol é uma arte, a arte do Gol, das grandes defesas, disputas, mas deve ser encarado como um desafio, como um exército leal a valores, a pátria e não somente ao bolso.
    Desculpe discordar, mas torço e desejo que um dia se torne um atleta, que entre em campo marchando pronto para disputas sérias.
    Deveria perder menos tempo em cabelereiros e mais em quadra e academias, Neymar. você é um atleta, para de se preocupar com maquiagem.
    Tenho medo do que acontecerá na Copa do mundo do Brasil, pois, hoje, não passamos das oitavas de final.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Abílio!!!
      Acho que posso chamá-lo assim, pois há muito tempo acompanho sua trajetória de sucesso e sou sua fã de carteirinha.
      Como sempre suas declarações são sensatas e corretas. Você pode até não entender de futebol, mas tem visão logística e sabe o que cada um deve fazer e como fazer para ser bem sucedido.
      Você é um exemplo de sucesso!!!
      Há muito gostaria de poder lhe dizer e hoje estou tendo a oportunidade.
      Obrigada, pois mesmo sem saber, você tem me ajudado muito. Faço seu "Programa Espiritual" desde 09.05.2004, diariamente. São palavras que me confortam e tranquilizam no dia a dia.
      Tenho conseguido muitas vitórias pessoais!!
      Mais uma vez, obrigada!!
      Com sua humildade, dignidade e simplicidade você é um exemplo para muitas pessoas, acredite.
      Que Deus continue te abençoando.
      Abraços
      Silvia Regina (Corinthiana)

      PS- Espero que o meu time vença o clássico hoje !!

      Excluir