sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Desabafo de um são paulino

Hoje quero falar sobre fatos relacionados ao futebol e ao São Paulo que muito pouca gente sabe. Sou um apaixonado pelo futebol desde os 7 anos . Joguei por trinta anos e abandonei quando achei que estava perdendo a intimidade com a bola. Vejo tudo que posso sobre futebol, o que não é fácil porque meu tempo disponível não é muito. Não só por causa do trabalho e outros afazeres, mas também pelo tempo que procuro dedicar a minha mulher e meus filhos pequenos, Rafaela, de 4 anos, e Miguel, que fará 1 ano em novembro. Pouco vou aos estádios, e por isso, desenvolvi uma capacidade de análise através da televisão, o que limita um pouco a visão de conjunto, mas em contrapartida, me dá uma riqueza de detalhes enorme. Não perco um jogo do São Paulo, mesmo quando estou viajando no exterior, um aparelhinho faz a conexão entre a televisão da minha casa e meu computador. Com isso, assisto a todos os jogos em realtime, mesmo os transmitidos em pay-per-view, e com grande nitidez se a internet for rápida. Meus amigos muitas vezes riem de mim quando falo que vou ver uma partida do São Paulo contra um time para eles desconhecido. Gosto muito do lado técnico no futebol, da estratégia, da armação do time. Sou daqueles que acreditam que o técnico faz, sim, muita diferença.

Nunca tive a intimidade com os bastidores do futebol, mas em 2003, o meu saudoso amigo, Marcelo Portugal Gouvea, ex-presidente, são-paulino fanático e um homem de bem, me aproximou de diretores, técnicos e jogadores. Em 2005, me concedeu a honra de chefiar a delegação do São Paulo que foi a Tóquio para vencer o Liverpool e se tornar tri-campeão mundial de futebol. Marcelo me deu também uma carteirinha de assessor da Presidência. Juvenal Juvêncio, quando assumiu a Presidência, manteve essa gentileza para comigo. Esse cargo sempre foi para mim uma honra e um orgulho, porém, nunca freqüentei reuniões com dirigentes, nem participei da retaguarda dirigente. Não fiz isso por falta de tempo e talvez de vocação. Algumas vezes vou ao CT e converso com os jogadores para os quais já fiz algumas palestras. São-paulinos, esta é, em linhas gerais, a minha relação com o São Paulo.

Tenho amor, respeito e lealdade pelo Clube, pelos seus dirigentes, pelo seu Conselho e pelas pessoas de bem que estão lá e por lá já passaram. Nunca trabalharei contra, mas muitas coisas acontecem atualmente neste Clube tão maravilhoso que é o São Paulo Futebol Clube e que, na minha opinião, contribuiram para, por exemplo, perdemos este ano a Libertadores mais fácil da nossa historia e que, nesses últimos tempos estao levando o time a andar para trás, não apenas no futebol. Espero de coração que as pessoas caiam na realidade e ajam a tempo de resgatar os valores mais importantes do São Paulo. Espero ainda que esse time continue dando orgulho a quem mais o ama: todos nós torcedores e amantes do bom futebol.

33 comentários:

  1. Concordo com você.
    O problema deste clube está na cultura organizacional e o resultado é mostrado dentro de campo. Jogadores desmotivados!

    ResponderExcluir
  2. É realmente triste ver nosso grande time no estado que se encontra.
    Com a grande quantidade de bons jogadores no elenco o que falta, na minha opinião, é um treinador a altura que tenha voz de comando e que saiba, realmente, separar os meninos dos homens de um time que merece mais do que vem apresentando

    ResponderExcluir
  3. marcelo portugal gouvea o melhor presidente que o tricolor ja teve,é essa diretoria tem que da um jeito nesse time HORRÍVEL e honra a historia do SOBERANO.!

    ResponderExcluir
  4. O Pão de Açúcar não pode patrocinar o São Paulo?
    Compra um tecnico e um meia pro tricolor por favor.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente....infelizmente o São Paulo FC está andando para tras.....a adinistração que deu certo no passado precisa reformular seu jeito de pensar e agir para retomarmos o rumo da nossa gloriosa trajetória!!!!

    ResponderExcluir
  6. Grande texto. Como você também sou são paulino e atualmente está sofrível para assistir a um jogo do tricolor, o time parece sem garra e sem comando, porém sempre existe a esperança que as coisas mudem, e que mudem rápido, para podermos voltar a disputar a Libertadores ano que vem.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Nunca trabalharei contra, mas muitas coisas acontecem atualmente neste Clube tão maravilhoso que é o São Paulo Futebol Clube e que, na minha opinião, contribuiram para, por exemplo, perdemos este ano a Libertadores mais fácil da nossa historia e que, nesses últimos tempos estao levando o time a andar para trás, não apenas no futebol. Espero de coração que as pessoas caiam na realidade e ajam a tempo de resgatar os valores mais importantes do São Paulo.

    Prezado Abílio, muito bem colocado este seu parágrafo. Se me permite, gostaria de complementá-lo lembrando que, para qualquer são-paulino, o SPFC tem que estar acima das relações pessoais com qualquer diretoria. O clube permanece, mas o mandato deles se encerrará e outros os substituirão.

    Até porque as chapas, ao se sucederem, fazem parte de uma mesma história, e esta sendo vitoriosa, é apenas a soma do que cada diretoria conseguiu fazer no seu período frente ao clube.

    Pessoalmente, sinto que a atual chapa destoa demais da anterior. MPG era um gentleman e nunca comprou brigas desnecessárias com os rivais, pois sabia que, noves fora as diferenças, há um convívio necessário com eles.

    Da mesma forma que MPG sempre correu atrás de reforços com a consciência de encaixar as peças certas para as posições carentes. O time que tem jogado mal nos últimos meses é consequência das improvisações da atual diretoria, e isso não faz bem a ninguém: jogadores, técnico e clube, todos são prejudicados por isso.

    Nós, os torcedores comuns, que enfrentam filas para comprar seu ingresso e chegar até a sua cadeira, vemos todas estas coisas e sofremos por isso. E em dobro, pois percebemos que a solução para todos estes problemas é simples, porém jamais é implementada.

    Diante dos últimos acontecimentos, fica difícil crer que os comandantes do clube conseguirão enxergar a realidade. Na atual conjuntura e nesta altura do campeonato (não só força de expressão, mas de fato), o melhor que eles podem fazer é evitar um vexame maior como a queda para a Série B, para encerrar seu mandato de forma minimamente digna, antes de dar a oportunidade para novas cabeças arejarem as idéias no Morumbi.

    ResponderExcluir
  8. ABIIIILIOOOOOOO... vai ser presidente do TRICOLOR.... porrrr favorrrrrrr

    coloca o Rick.. o Jr cesar... Fernandao .... e o Clerber Santana pra vender na sessao de congelados do Pao de Açuacar....

    ResponderExcluir
  9. É muito triste e desnecessário estarmos passando por tudo isso. A minha preocupação é: Até quando vai durar essa fase? O que se tem feito ou o que será feito? Um time do tamanho do SPFC, em hipótese alguma poderia estar passando por essa situação, pois muito se foi feito e com muito suor pra se chegar onde chegou, e de repente começamos a ver tudo indo por água abaixo.

    ResponderExcluir
  10. Sensacional desabafo grande mestre Abílio.
    Parabéns pela sensibilidade em traduzir em palavras o sentimento atual de todos nós são-paulinos!!!
    Infelizmente pra ver nosso tricolor jogar bem esse ano temos mesmo é que ir ao cinema… Pois se for ao Morumbi vamos ter é muita raiva!!!
    Abraço tricolor!
    Cesar Chena

    ResponderExcluir
  11. Imagine a tristeza de outros São paulinos como eu e meu pai... que fazem exatamente a mesma coisa, pagamos o pay per view e tod jogo sentimos esse misto de sofrimento, raiva e tristeza...um time apatico..sem vida! E somos apenas torcedores comuns, como outros milhares que sofre com um time que parece que só se importa com cifras e status.

    ResponderExcluir
  12. Sou completamente apaixonada pelo SPFC,tão apaixonada que isso até interfere no meu estado de humor,se o SPFC ganha eu fico plena,mais se perde meu estado de humor fica terrivel.
    Mais sabe senhor Abilio hj eu estava refletindo com meu namorado(e tbm são paulino é obvio) e chegamos a uma modesta conlusão,o problema do SPFC chamasse Morumbi 2014,o senhor JJ simplesmente abandonou o futebol do Tricolor,todas as suas atenções estavam voltadas para a inclusão do Morumbi na copa de 2014.(Alias uma sacanagem oq fizeram com o SPFC)
    Acho indispensavel que o Morumbi seja reformado e coberto para cada vez mais ser um gerador de rendas ao SPFC,mais JAMAIS deveria esta acima do Time do SPFC.
    Foram gastos até agora(2° li na folha)mais de 29 milhões na reforma do nosso estadio,dessa quantia o SPFC teria entrado com algo em torno de 7 milhões,acho otimo mais e quanto a jogadores?Digo jogadores nosso msm,pois Ilsinho nem sei se chegara a ser aproveitado pois ficara 1 ano,Alex Silva INFELISMENTE tem um emprestimo de só 1 e meio que em junho se encerra e oq falar de Ricardo Oliveira,ficara ate o fim do ano e nem jogando esta...
    Penso que se esse ano esta ruim imagine o ano que vem sem esses jogadores,e com essa politica de contratação de o Nosso Presidente tem...muito me incomoda essa situação td.
    Queria alguem ousado e arrojado na nossa presidencia,alguem como o senhor,senhor Abilio(mais pelo oq senti de seu texto isso é apenas um nosso meu),ou quem sabe um Julio Casares,sei lá,oq sei é que nos meus 25 anos de idade e de torcedora nunca vi o SPFC tão perdido e sem indentidade.
    Temos um time sem alma,sem vontade e para mim o retrato disso é o Miranda,um jogador brilhante mais sem alma,sem vontade,sem vibração,parece um ser gelado,sem sentimentos,que falta faz o Lugano...
    Alias que falta faz um tecnico não é mesmo Senhor Abilio,será que ninguem quer o Tricolor ou o Tricolor é que ñ quer ninguem.Respeito o Baresi mais ele e o SPFC estão em niveis diferentes ainda.
    Bom era isso,um desabafo De tricolor para tricolor,mais uma coisa lhe digo senhor Abilio,se eu tivesse só a metade do dinheiro que o senhor tem ñ me furtaria a investir no SPFC,ou em jogadores para o SPFC,mais cada um tem seu modo de ser as coisas e falar sem estar na posição da pessoas é facil.
    Grande abç e SAÚDE pq o resto corremos atraz.

    ResponderExcluir
  13. Ola seria legal se o sr patrocinar o SPFC, seria uma honra ter sua marca estampada em nosso uniforme!

    ResponderExcluir
  14. Excelente o texto e sua dedicacao ao futebol , meio a tantas atividades corriqueiras.
    Gostaria de fazer a mesma pergunta citada pelo torcedor acima .

    Nunca houve interesse nenhum do Grupo PAO de ACUCAR querer patrocinar o nosso tricolor?

    O Senhor ja contemplou a ideia de se candidatar a presidencia do Sao Paulo ?

    ACho que esse seu Orgulho de ser torcedor e amar nosso time e' o que falta na atual conjuntura da nossa Presidencia, precisamos novos ares.

    Abs.

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que está tudo certo... :-)
    Falando sério, fico lendo e, de longe, como nem o próprio Dr. Abílio fala quais são os problemas de valores, fico me perguntando o que pode estar havendo...
    De fato o técnico não está a altura do Clube, nem do Elenco, mas não deve ser só isso...
    Os outros times agradecem, pois o SPFC tava chato demais, ganhando tudo, sempre...

    Vão com calma no conserto, não há pressa!

    ResponderExcluir
  16. Abílio, você deveria ir assistir o filme Soberano, que entra em cartaz hoje. Eu vi na preestreia e é de chorar, vou ver de novo com os meus filhos.

    ResponderExcluir
  17. Paradoxal um torcedor que se diz tão apaixonado e detentor de umas das maiores fortunas do país, não investir no clube do coração. Ainda mais sabendo que a rentabilidade é muito alta se comparada à qualquer outro tipo de investimento, apesar do risco também ser maior.
    Não seja um torcedor comum Sr. Abílio, seja candidato à presidência tendo como alicerce de sua campanha um patrocínio anual de 50 milhões do Grupo Pão de Açucar. Orçamento que o senhor irá gerir como presidente do clube. A vitória na eleição é certa ..o crescimento é certo .. a supremacia definitiva do clube também. Lembre de quando o senhor decidiu abrir o capital do Grupo na Bolsa de Valores, imagino que foi uma decisão difícil e ousada, porém desse risco que o Grupo se tornou um gigante.
    Assuma o risco novamente, deixe de ser apenas mais um torcedor e se torne o torcedor símbolo de uma nação apaixonada que lhe honrará eternamente como o Presidente de um São Paulo REALMENTE soberano.

    Grande Abraço !

    ResponderExcluir
  18. se o sr. que é uma das pessoas mais influentes do brasil esta desanimado imagina a gente simples mortais. só acho que talvez seu grupo poderia participar mais com ações tipo parcerias para contratar alguns jogadores ou uma grande ação no morumbi tipo cobrir o estadio e colocar o nome arena pão de açucar. os adversarios fazem brincadeira com panetonne mas o morumbi coberto seria algo fantastico.

    ResponderExcluir
  19. Obrigado Abilio pelo relato da relação com o SPFC que me pareceu apaixonada e sincera, assim como eu e muitos outros tricolores estamos indignados. não porque perdemos a libertadores, não porque de novo foi para o Inter, não porque não ganharemos o Brasileiro, mas por não ver uma gestão eficiente no SPFC, atribuito esse o qual sempre fomos elogiados e invejados pelos adversários. Ficamos quase o ano inteiro sem patrocinador (o que provavel impactará negativamente o orçamento do clube), ficamos sem jogos no Morumbi (por desavenças entre dirigentes), ficamos sem investimentos e sem um técnico. Precisamos repensar a estratégia e renovar a gestão do clube com profissionais mais capacitados e com mente aberta.

    ResponderExcluir
  20. sr abilio, que tal como grande saopaulino que é fazer uma promoçao em jogos finais desse campeonato tipo compre algo de tal empresa na rede pão de açucar e ganhe ingresso para jogo do spfc que vamos precisar e muito de estadio cheio. o morumbi com 10 mil não mete medo em ninguem e nem nossos jogadores suam como deveriam. fica a sugestão para essa reta final e para os jogos iniciais do ano que vem tanto do paulista como do brasileiro. tambem seria muito interessante cobrir o morumbi e mudar o nome para arena pão de açucar. tenho certeza que seria lembrado para sempre na historia do são paulo e da cidade de são paulo assim como laudo natel, cicero pompeu de toledo,paulo machado de carvalho e outros ilustres

    ResponderExcluir
  21. Marcus Vinicius de Toledo Pinto de Abreu17 de setembro de 2010 às 18:41

    Abilio

    Por favor o nome desse "aparelhinho",
    moro em Buenos Aires.
    Sou paulistano "da gema",
    a cada jogo do Tricolor é um parto para assistir.

    Meu pai mora em Sampa e assina o Premier.

    Agora que o SPFC deveria ter sua propia Tv na internet, ja demorou.

    Meu mail:

    spfc-buenosaires@fibertel.com.ar

    Gracias hermano tricolor.

    ResponderExcluir
  22. É fácil falar...

    Você, cheio de dinheiro, podia investir no seu time do coração, né? Ou não torce tanto assim? Pelo desabafo que li aí em cima, parece que torce.

    Eu torço muito pelo time, também queria ser famoso para desabafar e os outros lerem. E, claro, se eu tivesse 10% do dinheiro que você tem, eu investiria no São Paulo. Não ficaria olhando investimentos em Corinthians, Palmeiras, Santos, que recebem dinheiro de empresários-torcedores.

    Pense nisso.

    Mário

    ResponderExcluir
  23. Abílio, eu não sabia que gostava de futebol, muito bom. Eu também sou são-paulino e tenho um humilde blog http://amigosdononato.blogspot.com Também gosto da parte estratégica do jogo. Quem sabe, ganhando do Palmeiras e o time não ganha confiança e saimos dessa. Abraço!

    ResponderExcluir
  24. O Sr. esta certíssimo ... Nunca vi um time tão desmotivado, tão apático, sem garra, organização e principalmente Amor à Camisa do São Paulo em campo...
    Foi um sofrimento ver aqueles jogadores do Inter simplesmente passearem por todos os lado do campo do SPFC e nossos jogadores não fazerem NADA ...
    Estou desanimada e não sei se iremos bem no confronto do Choque-Rei ...
    Irei ficar na torcida, claro ... Mas vou só acreditar num resultado positivo, depois que ver os Atletas se impondo dentro das 4 linhas...
    Vamos ver o que vai dar !!! SErá um teste para cardíaco e tanto ... :(

    ResponderExcluir
  25. Aécio Braga Bragança Paulista

    Fico muito triste ver o São Paulo jogando um futebol patético tomando baile em varios jogos só ganhamos um classico !esse ano ver jogadores com cleber santana,rodrigo sono sem vontande nenhuma é dificill um tecnico que nao sabe escalar que nao saber arma uma linha defensiva o nosso forte era a DEFESA e agora?
    assim fica dificil elenco temos ,o que falta é JOGADORES COM RAÇA !! Só o Ceni se salva..

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo texto. Quem sabe agora o Juvenal Juvêncio pense um pouco. Mas sr. Abílio, reconsidere, ano que vem é eleição no Sampa, suas empresas estão bem, se afaste um pouquinho e pelo menos durante 3 anos se torne presidente do São Paulo, o prof. Beluzzo fez isso mas a situação era tão ruim lá que não deu muito jeito, o Sampa não, o Sampa necessita de profissionais tomando conta e que transforme o grande São Paulo em um dos times mais importante em gestão do mundo. O sr. fez isso com suas empresas e pode fazer isso com o São Paulo também.

    ResponderExcluir
  27. AMA TANTO O SPFC MAIS PATROCINOU A SELEÇÃO DO RICARDO TEIXEIRA NA COPA.O HOMEM QUE MAIS PREJUDICA O SPFC.
    QUE AMOR É ESSE,O SENHOR NUNCA AJUDOU O CLUBE QUE FALAR AMAR,AMA NADA.
    EU SENTIRIA ORGULHO DE VER MINHA MARCA ESTAMPADA NO MANTO SAGRADO TRICOLOR(ISSO SIM É AMOR)
    UM EXEMPLO DISSO É A UNIMED CUJO DONO É FLUMINENSE FANATICO E AJUDO E MUITO SEU CLUBE DO CORAÇÃO,ISSO SIM É AMOR O RESTO É FOGO DE PALHA.

    ResponderExcluir
  28. Sou tricolor desde que ele não era campeão de nada e gosto do meu tricolor de forma gratuita,logico que também gostaria de vê-lo em melhor situação na atual fase, mas temos que ter tranquilidade e agir com a razão mesmo porque nos acostumamos a grandes glórias.
    Temos que ter fé e dar força ao time,não adianta criticar de forma destrutiva e aos poucos as coisas voltarão a seu devido lugar.
    Deixem as criticas destrutivas para os adversários.
    Hugo Mancin.

    ResponderExcluir
  29. Sr. Abílio,

    Com essa visão clara da atual situação do nosso tricolor, o Sr. poderia amadurecer a idéia de se candidatar à presidência nas eleições do próximo ano! Seria uma junção perfeita!!!!

    Abraço

    Gustavo Pereira

    ResponderExcluir
  30. Concordo com o Abílio. Está mais do que na hora do São Paulo - time que tem a torcida que mais cresce no Brasil - investir em novos jogadores. Outra ação que o clube precisa colocar em prática Urgente é o investimento em marketing. Vamos Soberano!!!

    ResponderExcluir
  31. Sr. Abilio,ontem dia 17 foi meu aniversario,e na vespera fiquei assistindo um time perdido jogando contra o Inter no Morumbi até o final,pretendia dormir com uma vitória de presente,mas acordei feliz mesmo assim pelo meu dia,pois tenho Fé de que aquilo não é o Tricolor do meu coração,olho pras nossas camisas (sem patrocínio ou como a da Mundial 2005 que era abaixo do simbolo) e me sinto completo,temos histórias ótimas, mas este ano estou lembrando muito de derrotas em mata-matas, o clube que mais disputa Libertadores,7 anos,conquistou apenas 1 título,um 2010 de apostas em atletas lentos ou estabanados,me lembro de Vélber do Paissandu e Dill do Goiás,e me pergunto se o pessoal da diretoria,não enxerga jogadores como o Guinazu do Libertad em 2006,o Montillo este ano na La U,que despontaram na competição mais falada em nossas discussões com amigos que torcem para nossos rivais,indo brilhar no Inter-RS...no Cruzeiro...,competição onde o unico sul-americano contratado foi o Reasco...Lugano não conta,pois foi aposta do saudoso MPG,que infelizmente nem foi citado no filme Soberano,mas pra quem acompanha mesmo,pelo menos,consta uma homenagem `a ele no DVD do Hexa ...jogadores do Juan Figer vem pro nosso time,e demoram muito pra dar o sangue,nem com o Rogerio Ceni elogiando o volante Tinga(ex-Ponte Preta)ao final do jogo no paulistão deste ano,acontece nada ...sei que não deve ser fácil lidar com jogadores visados pela Europa,mas no caso do Miranda,faltou chegarem nele e darem um aumento,prorrogando o seu contrato por mais 18 meses,já que sua saída deve acontecer de qualquer forma em breve,ao menos levaríamos alguns trocados numa futura transação e ele se sentiria mais valorizado,não apenas financeiramente.
    Desabafos à parte,concordo muito com o Fabio aí em cima lhe convidando à patrocinar o nosso clube do peito,mas o buraco deve ser mais embaixo, e o Senhor teve a oportunidade de ser pai novamente há pouco tempo,e deve curtir muiiito o tempo que tiver com seus filhos e continuar compartilhando textos revigorantes para todos nós,sempre!! Um forte abraço,
    Eduardo de Almeida Santos

    ResponderExcluir
  32. Seu Abilio, eu moro fora do país e não consigo ver os jogos do meu time. Onde é que posso arrumar esse aparelhinho aí?
    Saudações.

    ResponderExcluir