segunda-feira, 15 de julho de 2013

Triste retorno de um técnico vencedor

Eu já tinha dito quando Paulo Autuori foi anunciado, que ele era uma pessoa do bem e um técnico competente. Porém, o problema do SP não era o técnico, mas sim a direção do futebol profissional. Vou começar a explicar: faz 10 anos que ganhamos a Libertadores e o Mundial de clubes. Em Tóquio, nos dois jogos finais, tive o privilegio de me sentar no banco de reservas com o técnico Paulo Autuori, Milton Cruz e o Diretor de futebol. Recebi esta honra num gesto de reconhecimento, mas muito mais de amizade do meu saudoso amigo Marcelo Portugal Gouveia, que me nomeou chefe da delegação são-paulina no mundial. Nunca vou me esquecer deste gesto. Mas o importante é o que se segue. Quem era o diretor de futebol profissional naqueles tempos tão gloriosos? Dr Juvenal Juvencio. Não quero ser saudosista, mas que saudade daquele tempo. 

Hoje JJ, presidente do clube, delegou a responsabilidade da direção do futebol ao Senhor Adalberto Batista e o resultado é este que estamos assistindo. O São Paulo em 2013, além de ter sido eliminado no campeonato paulista, ter feito sua pior campanha na Libertadores - sendo inclusive goleado pelo Atlético Mineiro - encontra-se agora, decorridos 8 jogos do Brasileirao, a dois pontos da zona do rebaixamento. Está na hora do diretor de futebol dar explicações claras aos torcedores. Alguns exemplos: o Sr Batista precisa dizer o que foi feito com o dinheiro da venda de Lucas e Casemiro. Foi comprado o Paulo Henrique Ganso? Não é verdade. O SP apenas adquiriu, por R$ 23 milhões, uma parcela deste jogador. Além disso, cabe perguntar que analise de risco foi feita antes de se investir esse dinheiro todo? Ganso poderá até a vir jogar bem, mas quanto tempo teremos que esperar?  

Senhor Batista porque motivo foram comprados os laterais Clemente Rodrigues e Caramelo, sendo que continuamos tendo que colocar nas laterais Juan, Lucas Faria e Rodrigo Caio? Qual é razão para a precipitação de vender Paulo Miranda e agora Rhodolfo, sem termos qualquer substituto para eles. Por que dispensamos no ano passado nosso volante Jean, hoje titular no Fluminense e convocado para a seleção brasileira? Estes são apenas alguns exemplos das razões que levam o SP à desastrosa campanha no ano de 2013. É preciso mudar, mas não basta trocar apenas de técnico e ficar esperando que ele faça milagres. É preciso planejamento correto e determinação para implantá-lo. Porém, para isto é preciso competência. E é o que esta faltando ao departamento de futebol do nosso querido Tricolor.