sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Sem quarteto, sem brilho?

O jogo de ontem contra o Criciúma pode revelar algo preocupante do atual elenco do São Paulo: a ausência do quarteto ofensivo repercutiu em mais uma atuação apática, bem diferente do que a evolução no Campeonato Brasileiro vinha mostrando. O resultado, não poderia ser diferente. Perdemos e agora contamos com a pressão no jogo de volta para não repetirmos o aconteceu na Copa do Brasil. A preocupação que fica é se o time depende unicamente da presença de Kaká e Ganso para jogar com garra e com sede de vitória.
Michel Bastos mostrou que se movimenta bem e Pato marcou mais uma vez, mas isso não foi suficiente para barrar o Criciúma. Entendo a decisão de Muricy de poupar Kaká e Ganso, visando a liderança no Brasileirão. Mas o time não pode depender disso para vencer. 
A vantagem do Criciúma para o jogo de volta não é algo intransponível, mas também não podemos esquecer que na Copa do Brasil fomos eliminados mesmo contando com a vantagem de poder perder por 1 gol. 
Que este episódio não se repita.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Parabéns Douglas!

Eu não poderia deixar de comentar aqui sobre a contratação do Douglas pelo Barcelona. Em primeiro lugar, Parabéns Douglas. Acredito que você tem todas as condições para crescer no novo clube. Você tem qualidade e é jovem. Pode evoluir muito.
Acho que Milton Cruz, que te trouxe ao São Paulo, deve estar muito orgulhoso. Ele sempre acreditou em você.
Tenha certeza que nós estamos torcendo muito pelo seu sucesso.
Parabéns e boa sorte, garoto! 

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Em busca da liderança

São-paulinos, chegamos à quarta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. Mais que pontos importantes e decisivos, a equipe está aos poucos atingindo uma maturidade e contundência que podem nos levar mais longe. Ontem, mais uma vez o time mostrou bom entrosamento que determinou o enredo do clássico. O quarteto ofensivo de Muricy está cada vez mais afinado. Kaká e Ganso mostraram disposição para correr, criar jogadas, marcar e acompanhar bem os laterais. Alexandre Pato perdeu algumas chances, mas no fim se redimiu marcando o gol da vitória. A defesa, vem melhorando com coberturas e desarmes eficientes, mas ainda preocupa muito. Apesar de termos jogadores altos, as bolas altas na área são razão de desespero. Falta ainda um melhor posicionamento da zaga: olhar a bola, mas marcar o jogador. Ontem, por duas vezes, Edu Dracena veio de trás e cabeceou livre, ganhando dos defensores e não marcou apenas por detalhe. 
Não podemos perder o foco. Estamos ainda distantes em pontos e em atuação do líder Cruzeiro. Portanto, cada jogo agora tem o poder de traçar os rumos da competição. 
Vamos caçar esta liderança!

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

À procura do equilíbrio

São-paulinos, enfim, o G-4. A vitória de ontem foi difícil. Por várias vezes enfrentamos sufoco, mas o time soube se defender e contamos com boas atuações de Kaká, Ganso e Pato. Além disso, mais uma vez a equipe entrou determinada e com vontade de vencer e novamente esta postura foi decisiva. 
Apesar de ter tido uma melhora e ter atuado bem, a defesa ainda se permitiu a erros simples, que poderiam ter resultado em gols, não fosse a boa atuação de Rogério Ceni quando exigido. Paulo Henrique Ganso novamente fez boas jogadas, Kaká soube controlar a bola e Pato criou boas chances de gol. A partida revelou firmeza e entrosamento em todos os setores. Mas, para o time se firmar nesta boa fase é preciso consistência. 
Ter vencido ontem, fora de casa, pode ajudar a manter a equipe motivada, mas a briga pela primeira colocação não permite atuações oscilantes e os próximos jogos exigirão equilíbrio na atuação.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Vitória sem mérito

Não podemos negar a importância da vitória de ontem. Apesar da má fase do Palmeiras, um clássico sempre tem seu peso. E ontem, mais uma vez, tomamos sufoco. O jogo foi tecnicamente sofrível. No fim, fica a constatação: vencemos, mas sem mérito. 
Em resumo, o São Paulo está sem esquema tático, apresenta uma defesa insegura e o meio campo afastado do ataque. Nem mesmo a saída de Valdívia, que estava fazendo diferença no time adversário ajudou na criação de jogadas.  Prevaleceram os erros de passe e finalizações discutíveis. Denilson foi bem, mas Souza, muito mal. O elenco é desequilibrado e agora com poucas opções para mudanças. Como Muricy vai escalar o meio de campo em Porto Alegre se Maicon não se recuperar? Os jogadores terminaram o jogo em condições de cansaço injustificáveis. O que está acontecendo com o preparo físico?  Marcamos um gol no final e ganhamos, mas minutos antes, Rogério fez uma grande defesa e na sequência, Henrique furou com o gol escancarado. 
Não vamos nos iludir, o time continua jogando mal. 

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

É preciso lutar

Fica difícil encontrar respostas para o jogo de ontem. Como havia dito anteriormente, não podíamos nos contentar com a pequena vantagem obtida no jogo de ida. Mas ao que parece, ontem o São Paulo não só se contentou, como se acomodou. Vantagem de 1 a 0 não é vitória garantida em nenhum esporte, muito menos no tão imprevisível futebol.
Depois de uma vitória bonita no último fim de semana, tudo conspirava a favor: jogamos em casa, saímos na frente e criamos chances. Mas, nos 90 minutos, o que prevaleceu foi a pobreza de criatividade e a falta de estrutura do time.
Mais uma vez nos vimos vítima de um esquema tático que já se provou falho e previsível. O resultado não poderia ser outro. Saldo positivo? A vaga na Taça Sul-Americana e a esperança de chegar à Libertadores pela competição.

Há que se acreditar!

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Avante, tricolor

Era disso que eu falava. Não bastava vencer. O São Paulo precisava mostrar um futebol para vencer bonito, como ontem. E a espera foi longa - somente depois de 14 rodadas, pudemos ver um time em sintonia e com sede de vitória. 
A estreia de Kaká só teria sido melhor se ele também tivesse deixado a sua marca. Mas isso é só um detalhe. O quarteto ofensivo de Muricy funcionou e nos aproximamos do G4. Agora é só manter o time ajustado. Mas, sejamos realistas, o gol que tomamos mostrou, mais uma vez, falhas no setor defensivo e, para ser campeão, um time não pode admitir erros como este.
A vitória veio em bom momento: a seguir temos o jogo de volta da Copa do Brasil e um clássico contra o Palmeiras no Pacaembu. Que a motivação prevaleça e que o time continue a evoluir.
Avante, tricolor.