segunda-feira, 29 de abril de 2013

Audax-SP na primeira divisão


Ontem, vi a realização de mais um sonho. Após 10 anos de muito trabalho, o Audax-SP conquistou uma das vagas de acesso à elite do futebol paulista. Em outras palavras, estamos no Paulistão 2014. 

Não sei se todos sabem, mas o Audax-SP é o time de futebol do Grupo Pão de Açúcar.  Sempre tive vontade de ter um projeto voltado para jovens que tivesse como ponto central o esporte. Como a maioria dos brasileiros, sou um apaixonado por futebol. Minha estreita relação com esse esporte foi construída ainda na infância e, hoje, atribuo muito da minha autoestima e segurança ao futebol. 

Quando criança, eu era gordinho e desajeitado. Mas, minha destreza como goleiro me tirou do ostracismo e até me proporcionou certo prestígio. Foi graças ao futebol que passei de “saco de pancadas” da molecada a goleiro oficial da turma. Gosto de contar esse capítulo da minha trajetória para ilustrar como o esporte pode desempenhar um importante papel transformador na vida das pessoas, especialmente dos jovens.

E foi pensando no enorme potencial do futebol no País, associado ao meu desejo de abranger o maior número de meninos possível que idealizei o Audax - SP. Fundado em 2004, o projeto tinha quatro grandes metas: excelência técnica e tática, educação integral, sociabilização e foco em resultados para o esporte e para a vida. Para isso construímos, no bairro do Morumbi, o que chamamos de centro de formação de atletas, um complexo esportivo com mais de 50.000 metros quadrados. Lá tínhamos toda a estrutura necessária para transformar nossos jovens em craques nos campos e na vida. 

Quero parabenizar de coração cada um dos jogadores do Audax-SP pela conquista. Com determinação, garra e disciplina, vocês escreveram uma nova página na história do Audax-SP. 

E parabéns Fernando Solleiro, Thiago Scuro, Fernando Diniz e toda equipe técnica. Sem vocês, esse sonho não se concretizaria. Não podemos também esquecer do nosso amigo Brunoro, que embora não faça mais parte da equipe, nos ajudou, e muito, a construir o caminho para a elite do futebol paulista.  

Estou muito orgulhoso de vocês!  

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Grande vitória!

São-paulinos, grande vitória do tricolor. Além de quebrar a invencibilidade do Atlético Mineiro - que por si era um feito - conseguimos nos classificar para as oitavas da Libertadores. No final da partida, fiquei pensando sobre o diferencial da equipe de ontem. Afinal, o São Paulo, que tinha uma campanha medíocre na fase de grupos, ainda estava desfalcado de dois de seus principais jogadores (Jadson e Luis Fabiano). Concluí que, ontem, diante de um Morumbi cheio, o time de Ney Franco teve garra e isso foi o que apresentou de melhor. Os jogadores colocaram o coração na chuteira. Todos voltaram para marcar, ninguém fugiu de dividida e não havia bola perdida. Eles literalmente deram o sangue pelo tricolor. Se analisarmos a partida, veremos que todos jogaram razoavelmente bem. Aqui merecem destaque as atuações de Douglas - que cobriu muito bem o meio de campo - e Ganso - que jogou com muita determinação e valentia. Bom, superada essa primeira fase, agora é hora de respirar fundo, pois estamos sim na oitavas de final da Libertadores, e temos a  mesma chance que os demais adversários. Que venha o mata-mata!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Não podemos nos iludir

São-paulinos, a vitória de ontem nos garantiu a liderança na fase de classificação do Campeonato Paulista, duas rodadas antes de seu término. Embora o feito seja digno de comemoração, não podemos nos iludir: o São Paulo não jogou bem. Na verdade, sofremos para vencer o União Barbarense, time que ocupa a zona de rebaixamento. Em poucas palavras, o meio de campo não funcionou: Ganso passou a partida toda  desapercebido e Fabrício está mal. E quando falta a espinha dorsal de um time, esse time fica muito fraco. Como nos comportaremos diante de times mais fortes? Como será contra o Atlético Mineiro? Se nos balizarmos pela atuação de ontem, acho que vamos depender única e exclusivamente da sorte. Se ela não nos ajudar, estamos fora.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

O que se passa com o nosso São Paulo?


São-paulinos, o que se passa com o nosso São Paulo na Libertadores? O time jogou bem, teve grandes oportunidades, mas duas falhas individuais mataram o jogo a favor dos bolivianos. Insisto, Ney Franco está fazendo um bom trabalho. Ontem, ele escalou muito bem o time. Até Paulo Henrique Ganso, que eu tinha dúvidas quanto à sua escalação, jogou bem no primeiro tempo. 
Porém a falha individual de Denílson e Rogério Ceni (muito adiantado) no primeiro gol, além do erro bisonho do goleiro no segundo tempo, determinaram essa situação crítica na Libertadores. É lamentável, mas é preciso continuar, pois ainda temos chances. Mesmo que sejamos eliminados, o mundo não vai acabar. É preciso que se trabalhe o que está sendo feito e bem conduzido por Ney Franco. 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Não é o jogo de ontem que me preocupa

São Paulinos, o SP jogou bem contra o Corinthians. Poderíamos ter ganho ou no mínimo empatado. Em vez de discutir o pênalti, prefiro falar da falha grotesca de Tolói ao atrasar a bola. Mas não é o jogo de ontem que me preocupa e sim o jogo da próxima quinta em La Paz. Para nós, é decisivo. Como será que Ney Franco, vai arrumar o time? Será aquele que jogou contra o Corinthians? Tenho receio. Ganso tem muita qualidade, mas é lento e pouco combativo. Como irá se portar há mais de 3 mil metros de altitude? Lá, o jogo será pesado e corrido, pois o The Strongest também precisa da vitória. Será que Ganso é o guerreiro ideal para o meio campo? Por outro lado, muitos acreditam que ele poderá cadenciar o jogo, evitando a correria que nos será prejudicial. Não acredito muito nessa tese. Precisamos ganhar as divididas e roubar a bola dos adversários. Para isso, jogadores mais viris podem render mais. Enfim, vamos torcer para que Ney Franco escolha o melhor. A nossa continuidade na Libertadores dependerá disso.