quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Bom jogo

São Paulinos, o jogo de ontem foi bom. O time foi bem com o 4x4x2, mas preciso fazer duas observações. Primeiro é que a defesa jogou muito mal. Maicon, que não tem perfil de defensor, é incapaz de dar suporte à zaga. Já no meio de campo, acho que Jadson ficou sobrecarregado, pois Paulo Henrique Ganso voltou a jogar mal. Além da grande quantidade de passes errados, o meia andava em campo. Ganso precisa entender que no futebol de hoje é preciso correr, doar-se inclusive na marcação. 
Quanto à polêmica em torno de Ney Franco, acho sim que ele pode e deve, nesse momento, fazer as experiências necessárias para atingir o "esquema tático ideal". E acredito que as coisas estão ficando cada vez mais claras e ficaremos bem para a Libertadores. 

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Vitória suada

São-paulinos, mais um jogo que poderíamos ter ganho com facilidade, mas por relaxamento, quase colocamos tudo a perder. Ontem, o São Paulo entrou bem em campo contra o Ituano. O time de Ney Franco dominava a partida, com passes curtos e velocidade. Mas após o primeiro gol, relaxamos. Esse comportamento permitiu o empate da equipe de Itu, numa falha infeliz de Rogério Ceni. Já na etapa complementar, o São Paulo voltou com atitude. Vale aqui destacar a atuação de Jadson, que além de distribuir muito bem as jogadas, anotou o segundo gol tricolor. Já o segundo gol do Ituano veio de outra falha individual: Cortez deixou uma avenida livre para Leandro Silva arrancar e fazer o cruzamento. Por fim, vale comentar o gol da vitória são-paulina. Acho que esse gol, aos 43 do segundo tempo, teve enorme importância, pois ele deu confiança ao Paulo Henrique Ganso. Independente de ser são-paulino, fico feliz de ver a recuperação de um jogador da qualidade e potencial do Ganso.    

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Excesso de erros


São-paulinos, não sei se é porque sou otimista, mas não acho que o São Paulo jogou mal ontem à noite. Pelo contrário, acho que até poderíamos ter vencido a partida, se não fossem os inúmeros erros individuais, principalmente o excesso de passes errados. Além disso, alguns jogadores que vinham fazendo a diferença, como Jadson, Luís Fabiano e Osvaldo não renderam como nas partidas anteriores. 
Quanto ao Atlético Mineiro, eles marcaram muito e exploraram os lançamentos para o jovem Bernard. Além disso, Ronaldinho fez a diferença. Aqui vale mencionar o primeiro gol dos atleticanos, que foi ridículo. Ronaldinho brincou com toda a defesa do São Paulo, inclusive o experiente Rogério Ceni caiu na malandragem dele. De toda forma, esse é o primeiro jogo da fase de grupos. Ney Franco está fazendo um bom trabalho e o time está bem armado. Precisamos só corrigir os erros. 

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Vitória tranquilizadora

São-paulinos, a vitória de hoje sobre o Guarani foi muito positiva para o São Paulo. Antes de mais nada, porque ela trouxe tranquilidade ao time - que há três jogos não vencia. Além disso,  Ney Franco continua aproveitando as partidas da primeira fase do Paulistão para testar alguns jogadores. Os destaques positivos do jogo de hoje foram o experiente Rogério Ceni (que não só comandou o time reserva como anotou o gol da vitória são-paulina), Rafael Toloi, Carleto e Aloísio (apesar dos gols perdidos). Já João Filipe e Edson Silva querem nos matar do coração. Mas, hoje, o grande destaque negativo da equipe tricolor foi Cañete. Já disse aqui que ele é um ótimo jogador, mas nesta tarde, ele não jogou nada e foi ridículo na sua justa expulsão. 
Quanto ao Paulo Henrique Ganso, infelizmente ele não está se encaixando no atual esquema de jogo do tricolor. O time de Ney Franco, joga em velocidade, com todos pressionando no ataque e defendendo quando atacados. Ganso não sabe jogar assim. Acredito que para ele ser encaixado, Ney precisará mudar a forma como joga e isto eu tenho certeza que não vale a pena.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Experiencias no momento certo

São Paulinos, mais uma vez acredito que o empate de ontem contra a Ponte Preta serviu como experiência. Penso ao contrário daqueles que acham que Ney Franco não deve fazer experiências. Esse é o momento certo para isso. E o que pode se tirar do jogo de ontem?
1 - Não temos substituto para Luís Fabiano com as suas características;
2 - Cañete é um grande jogador e pode substituir Lucas desde que consiga jogar pelas laterais. Ontem, porém, atuando mais pelo centro, ele acabou prejudicando o meio de campo, pois empurrou Jadson para lateral esquerda. A meu ver, no atual elenco do São Paulo, o substituto natural de Lucas é o Douglas;
3 - Wellington não está bem nesse começo de temporada. É preciso que ele acorde e volte ao seu jogo;
4 - O desempenho de Lúcio está melhorando e acredito que ele jogará ainda melhor com Rafael Toloy; 
Por fim, tenho certeza de que Ney Franco, que tem se mostrado um grande treinador, organizará o melhor time para a primeira partida contra o Atlético Mineiro pela Libertadores. Mas antes, temos pela frente o Guarani.  


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Experiências válidas

São Paulinos, ontem perdemos para o Santos, mas essa derrota teve uma grande importância. Antes de mais nada, ela serviu para nos mostrar que Paulo Henrique Ganso ainda não está na sua melhor forma. Além disso, o desempenho do time cai muito quando atuam dois meias, principalmente, Jadson (com ótimo preparo) e Ganso. Outro ponto importante: a zaga do São Paulo está com uma performance inferior ao ano passado. A dupla Rafael Toloi e Rhodolfo dava muito mais solidez à defesa do que Lúcio e Rhodolfo.  E nossos dois volantes ( Denilson e Wellington) não estão no seu melhor nível técnico.
Apesar de todas essas observações, sei que Ney Franco está fazendo um trabalho muito importante no São Paulo: ele está utilizando a primeira fase do Campeonato Paulista para fazer essas experiências e chegar ao melhor time para o primeiro jogo da Libertadores contra o Atlético Mineiro.