quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

É campeão!


São-paulinos, que alegria! Diante de um Morumbi lotado, o São Paulo conquistou a Copa Sulamericana. A festa só não foi mais bonita porque os jogadores do Tigre, num ato antidesportivo, não voltaram do vestiário para a etapa complementar, alegando falta de segurança para a continuidade da partida. Sendo assim, o trio de arbitragem resolveu encerrar a partida por W.O., e o São Paulo pôde se sagrar campeão.

Apesar de enfrentar um time limitado tecnicamente e que tinha uma única proposta de jogo – bater e alçar bolas na área – o São Paulo soube ter paciência e aos poucos foi quebrando a retranca argentina. Nem as pancadas dos adversários foram suficientes para brecar o setor ofensivo do Tricolor, que dominou completamente do meio pra frente e transformou as chances em gols. Destaque também para a aguerrida dupla de volante – Denílson e Wellington que além de apoiar, compuseram a defesa com precisão.

A verdade é que os argentinos apanharam na bola. O São Paulo jogou muito melhor, marcando dois belos gols. Meu destaque final fica por conta do menino Lucas, que honrou a camisa tricolor até o último minuto. Com certeza  ele fará muita falta ao São Paulo no próximo ano. 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Catimba, destempero e um resultado razoável

São Paulinos,o jogo de ontem foi marcado por dois momentos distintos: o primeiro nos 13 minutos iniciais com a apresentação de um bom futebol e duas chances de gol e o segundo iniciado pelo destempero sem fundamento do Luís Fabiano, que invariavelmente fez com que o time mudasse a forma de jogar após sua justa expulsão. Tecnicamente há um abismo entre as duas equipes, mas emocionalmente o São Paulo deixou muito a desejar. Uma equipe que pretende aumentar sua sala de troféus com um título inédito não pode cair na catimba argentina. A atitude de Luis  Fabiano, como dito acima, merece reflexão séria por parte dele. A entrada de Cícero, que tinha a função de ser a referencia no ataque e recompor o meio de campo não surtiu efeito e o que se viu no segundo tempo foi um São Paulo acuado e sem nenhuma chance de gol. Sorte que o time argentino carece, e muito, de técnica, além de depender exclusivamente de bolas alçadas na área. A conivência do árbitro em lances mais ríspidos também beirou o absurdo. Contudo, para uma equipe que quer ser campeã e disputará a Libertadores do próximo ano, esse é um obstáculo mais do que conhecido e que deve ser superado. E nada melhor do que superar isso com gols. Menos mal que o resultado terminou empatado e acredito que no Morumbi as coisas possam ser diferentes. Só precisamos ter cuidado, pois como já disse, o time de Ney Franco tem muita dificuldade em jogar contra retrancas. Mas confio no São Paulo e estou otimista. Temos mais time e podemos ganhar, porém,  fica o alerta para ter a cabeça no lugar e calma na hora de matar o jogo.  

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Vitória gostosa

São Paulinos, ontem assistimos a uma vitória gostosa. Primeiro, porque é sempre divertido ganhar do Corinthians. Porém o mais importante foi ver a boa atuação do time reserva. Em geral todos os jogadores foram muito bem, até mesmo os garotos Lucas Farias e Henrique Miranda. E independentemente da vitória, Ney Franco e a comissão técnica ficaram com alguns "bons" problemas. Por exemplo, por que Casemiro e Maicon jogaram tanto, ontem? Será que foi porque sabiam que estavam sendo observados e poderiam não fazer parte dos planos para 2013? Por que Casemiro não joga sempre assim? Ele tem qualidade e porte físico para ser um jogador de seleção. Mas é preciso acordar e decidir o que quer fazer da vida. 
O São Paulo encerrou o Brasileiro completamente diferente de quando começou. Espero que isso seja um sinal de que 2013 será nosso ano. 
Mas 2012 ainda não acabou. Agora é hora de encarar a final da Sulamericana. Sabemos que os argentinos são fogo. Mas tenho confiança de que o São Paulo terá qualidade e muita garra para sair vencedor.