quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Simplicidade e eficiência

São-paulinos, vitória muito importante! Sport no Recife era um adversário preocupante, mas foi muito mais fácil do que poderíamos imaginar. Mas passamos sufoco no começo e tomamos mais um gol ridículo de cabeça, fomos para o jogo com Douglas pela lateral direita e com três zagueiros. Esta formação já esta provada e comprovada que não funciona no momento atual. Ney Franco fala que não gosta deste esquema, então por que o usa? Não dá para entender. Quando Ney colocou Douglas na meia e Paulo Miranda pela direita, tudo se modificou e passamos a jogar com simplicidade e eficiência. O São Paulo tem time, no mínimo igual aos outros. Não precisamos ficar com excessos de cuidados defensivos. São esses excessos que nos levam a bater cabeça e a tomar gols que não poderíamos tomar. Agora, vamos ao Chile para avançarmos na Sul-americana. Acho que vamos conseguir. O time já está definido. É só ajeitá-lo de acordo com as ausências e disponibilidades causadas por contusões. Não vamos inventar, vamos seguir com o que está dando certo. Confiança São-Paulinos!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

É preciso serenidade

São-paulinos, contra os equatorianos, o São Paulo jogou mal. O time errou muito, mas felizmente não sofremos maiores consequências. Em virtude do primeiro jogo, quando empatamos por 1 a 1, o 0 a 0 de ontem nos classificou para a próxima fase. Porém, a atuação na partida foi preocupante. Se jogarmos assim no sábado, contra o Sport, certamente, teremos dificuldades. E aí o efeito poderá ser a ameaça da nossa posição no G4, o que seria um grande prejuízo.

Embora muito fraco, o LDU de Loja jogou totalmente na defensiva. Eles bloquearam sua área sempre com oito jogadores e, às vezes, mais. Ficou claro antes do final do primeiro tempo que precisávamos mexer na equipe. Mas, voltamos para a segunda etapa com a mesma formação. Por que, contra um time tão fraco, continuamos jogando com dois volantes? Wellington já tinha cartão amarelo e ontem estava muito "nervosinho", então, porque mantê-lo? Por que não ousar em uma formação mais agressiva, trocando o volante por um meia ou um atacante.

Ney falhou porque demorou muito e, ao mexer, na minha opinião, o fez equivocadamente. Acho que ele errou ao escalar Willian José, mas Rogério também errou ao querer exercer a função de treinador. É preciso serenidade. Nossa situação tanto no campeonato quanto na Sul-americana ainda é muito boa. É preciso ter humildade para olharmos para nossos erros e corrigí-los. Se tivermos tranquilidade, determinação, garra e disciplina, vamos nos classificar para a Libertadores do próximo ano, talvez nos dois campeonatos!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Domingo infeliz

São paulinos, este domingo foi um dia para esquecer. Perdemos a oportunidade de garantir mais três pontos diante de um adversário muito inferior ao nosso time. De fato, derrota difícil de se explicar. Mas a verdade é que jogamos mal. Luis Fabiano perdeu seu segundo pênalti seguido. Lucas e Osvaldo jogaram muito abaixo do normal e ainda levamos um gol de cabeça em um cruzamento, lance que fazia tempo que não ocorria. Para piorar, Ney Franco, tomou uma decisão infeliz ao trocar Jadson por Willian José. Sempre defendi que é bom jogarmos com homens de referência na área, desde que este jogador possa fazer a diferença. Caso contrário, podemos perfeitamente jogar com homens rápidos e que não fiquem fixados na área. Será que as pessoas se esquecem de como joga o Barcelona? É inexplicável: com Maicon e Cícero no banco, fomos de Willian José. Isto queima ainda mais o garoto. Enfim, um jogo em que nada deu certo para o nosso São Paulo. Quarta-feira, teremos os equatorianos pela Sulamericana. Teoricamente, um jogo fácil. Mas como no futebol muitas vezes a teoria não funciona, é bom tomarmos cuidado.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Nítida evolução


São-paulinos, mais uma vitória fácil! Mas é preciso termos consciência que ainda não pegamos adversários difíceis. Domingo, enfrentaremos o Flamengo. É certo que jogar no Rio de Janeiro é sempre mais complicado. Mas o time rubro-negro é inferior ao nosso. Se tivermos a mesma gama de disposição, podemos ganhar.
A evolução do time do São Paulo é nítida. Existem algumas razões para isso.  Primeira: consolidação do esquema e da forma de jogar. Segunda: Paulo Miranda deu estabilidade à linha de quatro zagueiros e está se tornando eficiente no apoio ao ataque. Terceira: Denílson e Wellington no meio do campo formam uma dupla eficiente no combate rápido e chegada ao ataque. Quarta: O esquema com três atacantes, sendo um deles meia/atacante, Lucas ou Douglas, está funcionando bem. Quinta: Por último, mas também muito importante: Ney Franco está mantendo um bom controle sobre o grupo e inspira respeito e confiança.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Finalmente no G4

São-paulinos, estamos no G4. A equipe de Ney Franco jogou os primeiros 25 minutos contra o Figueirense de forma bonita e eficiente. Fizemos dois gols. Daí em diante, querendo administrar o resultado, não houve empenho dos jogadores. Não corremos riscos, mas o público que foi no Morumbi numa tarde fria, merecia um melhor espetáculo.

De bom, acho que, realmente, o time está adquirindo cada vez mais um padrão de jogo. E com isso, todos os jogadores ganham mais confiança. Paulo Miranda continua se destacando na lateral direita, enquanto Wellington foi absoluto no meio do campo. Douglas e Jadson, embora não tenham atuado tão bem como contra o Vasco, estão chegando com mais facilidade ao gol do adversário. Já de Luis Fabiano e Osvaldo, não precisamos falar. Novamente, parabéns ao Ney. Se quisermos garantir nosso lugar na Libertadores, temos que continuar jogando com o mesma garra e competência. Daqui para frente cada jogo será uma decisão.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Jogo impecável

São-paulinos, grande atuação do Tricolor. Ney Franco está de parabéns, pois ele começa a definir o padrão de jogo para o time. Finalmente Douglas entrou no meio de campo. Ele foi peça importante na partida, tanto para defender quanto para atacar. A zaga está sólida e Paulo Miranda está ganhando cada vez mais confiança na lateral direita. Denilson e Wellington fazem um meio de sólido e eficiente e na frente Luís Fabiano e Osvaldo estão fazendo a diferença. E não podemos deixar de falar do Rogério Ceni que ontem fechou o gol são-paulino numa noite espetacular. Em suma: a partida de ontem foi impecável. Parabéns. 

sábado, 6 de outubro de 2012

Bela vitória

São paulinos, bela vitória. Desde o início da partida, os jogadores do São Paulo estavam ligados e com muita garra. Gostei da escalação: a dupla Denilson e Wellington além de serem eficientes na marcação, chegam bem na frente. Quanto às modificações, Maicon não entrou bem, enquanto a entrada de Douglas no lugar de Jadson foi boa para o time. Há tempos venho falando que a dupla Maicon e Jadson não funciona, assim como há muito tempo venho falando que Douglas é meia e não lateral. Hoje é muito difícil encontrar um bom meia e Douglas é um excelente meia que ainda pode ser muito útil ao São Paulo. Conquistamos três pontos importantes. Agora é se preparar para o jogo contra o Vasco: se jogarmos como hoje, tenho certeza que ganharemos. 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Será o Cansaço?

São-paulinos, empatamos um jogo que poderíamos ter ganho com facilidade. Certamente os próximos jogos, contra o Palmeira e o Vasco em São Januário, serão muito mais difíceis. Será que foi o cansaço o responsável por uma apresentação tão ruim? Espero que sim. Tomara que nos próximos compromissos, nossa atuação seja diferente. Sei que Ney Franco está fazendo o que pode. Mas ele não consegue fazer com que Rodolfo não tenha um desempenho tão ruim, assim como Casemiro, Jadson e Paulo Assunção. Vamos esperar, são-paulinos, temos que ser fieis ao nosso São Paulo na alegria e na tristeza, sempre.