quarta-feira, 18 de maio de 2011

Apoio à permanência de Carpegiani

Aos amigos que comentaram a minha mensagem no Twitter quero colocar de forma clara a minha opinião. Hoje, afirmei que estou apoiando a decisão de Juvenal Juvêncio em manter o técnico Paulo César Carpegiani no cargo. Falo isso porque, antes de mais nada, não há técnicos competentes disponíveis no mercado. E, discordando de algumas mensagens que recebi, não acho que seja solução pagarmos multa para tirar algum treinador de seu emprego.
Paulo César não é melhor nem pior do que outros nomes que poderiam ser cogitados. Concordo que o que importa são os resultados obtidos e que nesse momento, os resultados são ruins. Mas vamos analisar melhor a situação: Carpegiani tem tido enorme dificuldade em ter os melhores jogadores do elenco à sua disposição: Fernandinho e Lucas ficaram um bom tempo parados e voltaram de contusão sem ritmo; já Luis Fabiano, a grande contratação do São Paulo nos últimos tempos, continua machucado. Somem-se a este fato outras contusões, suspensões e ausência de bons jogadores em algumas posições, como a lateral direita e o meio de campo. Além disso, o elenco é limitado e está com jogadores que já provaram não ter condições de atuar no São Paulo. Tudo isto tem levado Paulo César a fazer muitas experiências e improvisações.
Gosto de algumas características importantes de Carpegiani. Ele, por exemplo, não tem medo de fazer inovações, apostar em jovens jogadores; ele é ousado e arrisca. Outro ponto importante, pelas informações que tenho, é que ele é um técnico didático e perseverante nos treinamentos. Além disso, Paulo César é um homem sério, ex-jogador de sucesso e profundo conhecedor de futebol. Por todos esses argumentos acho que Juvenal Juvêncio fez muito bem em dar uma nova oportunidade real e verdadeira a Carpegiani. Nesse momento torço pelos dois, presidente e treinador. Espero que eles consigam ter sucesso no campeonato brasileiro. Elenco, o São Paulo tem. O time precisa apenas de alguns ajustes.