segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Libertadores descartada

É, a goleada sofrida diante do Fluminense praticamente descartou o São Paulo da próxima Libertadores. O resultado da partida veio na esteira de um futebol fraco e pouco ofensivo.  Já o time do Flu chegou à Barueri completo e com muita vontade. A equipe de Muricy foi melhor e mereceu a vitória. Mas o placar elástico (4X1) se deveu às expulsões de Xandão e Richarlyson, este último, por sinal, protagonista de uma cena ridícula. A partida de ontem marca o final do ano para o Tricolor paulista. Agora é planejar e estruturar um bom time para as disputas da Copa do Brasil e Sulamericana, competições que garantem vaga na Libertadores de 2012. Aliás, a Copa do Brasil é o único título nacional que o clube não tem.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Revés indigesto

Acho que nenhum sãopaulino esperava, ontem, mais um revés contra o Corinthians. Além do incômodo período sem vitórias, a velha máxima do futebol se fez presente – ‘quem não faz leva’. E o cenário foi esse. Mesmo sem jogar uma partida brilhante, o São Paulo criou oportunidades para marcar, mas quando não pecou na finalização, parou nas mãos do goleiro adversário. Com uma bela atuação, Julio Cesar fechou o gol corintiano.
Também não entendo como tomar, pela terceira vez, um gol do Elias. A jogada é sempre a mesma, como ‘homem surpresa’. Todos os gols que o bom meio campista anotou no Tricolor este ano foram desse jeito. Falha na marcação de meio campo, que se diminuíssem os espaços, facilitaria para a zaga. O Corinthians me lembrou o mesmo São Paulo de alguns anos atrás. Pragmático, sem grande brilho, mas eficiente. Nas pouquíssimas chances, dois tentos anotados.
Acho ainda que Carpegiani não errou na escalação. Muito pelo contrário. Priorizou, como vem fazendo, pelo ataque, pela mobilidade e pelo talento, em especial do meio para frente. Contudo, é provável que se estivessem jogando até agora, nenhum gol sairia para o lado do hexa campeão brasileiro.
Uma pena, pois com a vitória, a Libertadores ficaria mais próxima, restando apenas quatro jogos para o final do campeonato. Agora, é levantar a cabeça para enfrentar o Vasco, um adversário complicado, semana que vem lá no Rio. Apesar de remotas, ainda há chances de Libertadores, porém, a diretoria já deve olhar com bastante cuidado e carinho o planejamento de 2011, para que, erros primários como o deste ano não ocorram, e que o time volte para sua rotina habitual, que é a de buscar títulos – algo que nós sãopaulinos nos acostumamos nos últimos anos.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Mais um degrau

Grande partida do Tricolor, ontem, em Minas. Taticamente o time foi muito bem, e durante todo primeiro tempo, quando criou, levou perigo ao gol cruzeirense. Embora o Fernandão dê cadencia ao meio campo, o esquema com dois jogadores rápidos encostando e puxando o ataque tem sido mais efetivo. Mais do que isso, a equipe armada por Carpegiani mostra um futebol vistoso, ofensivo, que busca a vitória o tempo todo.
Destaque para o garoto Lucas que, novamente, desequilibrou a partida. Em minha opinião, Lucas desponta como o favorito à revelação deste ano.
Era isso que faltava ao São Paulo. Vontade de jogar e garra estampada em cada jogador. É nesse momento que um grande técnico faz diferença, fugindo do óbvio. E Carpegiani, além de motivar, sabe exatamente como montar uma equipe equilibrada e competitiva. Se o tivéssemos há algum tempo, talvez nossa sorte nesse campeonato fosse diferente. Campeonato, inclusive, que ficará com quem errar menos nessa fase final, dado o nivelamento das 8 primeiras equipes.
Ainda acredito ser possível uma vaga na Libertadores, o que para nós sãopaulinos, em um ano turbulento, pode ser um grande premio pela capacidade de nosso técnico e pelo bom elenco que temos. A caminhada continua domingo, no clássico contra o Corinthians. Boa oportunidade de quebrar um tabu e se aproximar de vez dos quatro primeiros colocados.